Plataforma Instagrafite completa 8 anos transformando cidades e pessoas

Há cerca de dez anos, o bairro Wynwood Walls, em Miami, abriu a porta da inspiração para o grafite deixar de ser marginalizado e ilegal. “A arte urbana e o grafite foram descobertos no final dos anos 70. Desde então, o ponto de vista visionário de transformar espaços públicos em galerias a céu aberto evoluiu o conceito do muralismo no mundo, incluindo São Paulo. Empenas e pinturas se profissionalizaram para um formato mais autorizado, visando uma transformação nos bairros”, comenta Marina Bortoluzzi, sócia de Marcelo Pimentel, criadores do Instagrafite.

Dois anos depois dessa referência, o Instagrafite, um dos primeiros perfis no Instagram de arte do mundo, nasceu como uma galeria virtual colaborativa, impulsionando a cobertura da dupla como mídia nos principais festivais do circuito internacional de arte urbana.

Os brasileiros não imaginavam que seria a porta para transformar cidades. Completando agora 08 anos com mais de 1 milhão de seguidores, se tornou uma plataforma independente e um dos maiores hubs de arte de atuação mundial.

Publicitários por formação e visionários pelo conceito disruptivo, o perfil empreendedor do Instagrafite firmou um modelo criativo que conecta a arte e inovação para grandes eventos, marcas, empresas e agências. “Ao longo dos anos e através da nossa presença online e física em tantos festivais importantes no mundo da arte, o Instagrafite transcendeu o formato além de mídia, para uma plataforma de curadoria, produção, product management e consultoria em diferentes formas de arte urbana, pública e contemporânea”, conta Marcelo. Na capital paulistana, já foram mais de 20 empenas produzidas pelo Instagrafite.

A mais recente empena estampa o projeto realizado para o Nubank, hoje a principal fintech da América Latina. Para expressar alguns pontos da cultura da empresa, o Instagrafite reproduziu a arte do designer Cezar Berger na nova sede da empresa na Rua Capote Valente, assumindo o mood em cores da marca.

Para comemorar a nova fase, o Instagrafite terá uma repaginação da sua identidade visual, com materiais e site novo a serem lançados até janeiro de 2020.

Aliás, em 2020, a dupla do Instagrafite já planeja projetos em parceria com prefeituras, instituições famosas e espaços expositivos visando a transformação nas cidades de todo o Brasil, com galerias a céu aberto e exposições internas, seguindo com seu conceito inovador de curadoria, produção e disseminação da arte pública no Brasil e no mundo, e inspirando diversas pessoas.