quinta-feira, abril 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesExposição em São Paulo destaca a história do futebol feminino

Exposição em São Paulo destaca a história do futebol feminino

O Museu do Futebol recebe a mostra “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol”. A exposição será inaugurada no dia 28 de maio, a poucos dias do início da Copa do Mundo na França, e vai até o dia 20 de outubro.

Patrocinada pelo Itaú Unibanco, por meio da lei federal de incentivo à cultura, a mostra foi preparada pela equipe do Museu do Futebol em conjunto com um time de curadoras, entre elas Aline Pellegrino, ex-zagueira medalhista olímpica.

Com projeto expográfico de Daniela Thomas, o público poderá conferir vídeos, fotografias, objetos dos acervos pessoais de atletas e um panorama com fatos que vão desde antes da proibição da prática do futebol pelas mulheres, até a oitava edição do Mundial.

A narrativa promete surpreender e emocionar ao relatar as conquistas femininas no esporte mais popular do mundo fazendo paralelo com a história dos avanços pela igualdade de direitos.

“É essencial trabalharmos para dar mais visibilidade ao futebol feminino, celebrando as jogadoras como elas são de fato: a Seleção Brasileira. A parceria com o Museu do Futebol é essencial ao trazer um histórico relevante que pode abrir os olhos para a presença forte e inegável do futebol feminino no Brasil”, afirma Eduardo Tracanella, diretor de marketing Institucional e Atacado do Itaú Unibanco.

Durante a visita à exposição, os espectadores poderão conhecer os nomes e rostos de atletas, técnicas, árbitras e jornalistas que batalharam para que o futebol feminino avançasse e estivesse representado em todos os eventos mundiais da modalidade.

Entre essas mulheres estão a zagueira Adyragram que, nos anos 1940, protestou publicamente contra manifestações que pediam a proibição da prática de futebol pelas mulheres.

Para Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol, 2019 já é um marco nas conquistas do futebol feminino no mundo. “A exposição exalta esse momento, mas também narra como foi o caminho trilhado pelas mulheres para chegar até aqui. O reconhecimento de suas lutas deve ser fonte de inspiração às novas gerações” comenta.

Para contar essa história, o Museu do Futebol convidou para a curadoria um time de mulheres especialistas e atuantes na causa: Aline Pellegrino, capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino (2004 a 2013) e atual coordenadora da modalidade na Federação Paulista de Futebol; Aira Bonfim, pesquisadora da participação feminina no esporte antes da proibição; Luciane Castro, jornalista pioneira na cobertura dos jogos e campeonatos femininos; e Silvana Goellner, professora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte da UFRGS.

Mais informações: https://www.museudofutebol.org.br/

Artigos relacionados

Novidades