Como parte da estratégia de comunicar ao mercado publicitário seu reposicionamento como mediatech, o Terra apresenta nova identidade visual que consolida seus atributos de inovação, tecnologia e inteligência no uso de dados para potencializar e entrega de conteúdo e publicidade. Criada pela Superunion, a logomarca é reflexo do novo momento da marca.
O head de design da Superunion, Shingo Sato, afirma que o novo logo tem inspiração na sua primeira identidade visual criada em 1999, na época, inspirada nas telas de tubos e televisores, até então maior sinônimo de experiência digital. “Para o redesenho da marca Terra buscamos não apenas a contextualização estética da marca para os tempos atuais, mas trazer as características das janelas digitais contemporâneas, como smartphones, smart watches, tablets e notebooks. Elas também fazem referência às janelas de acesso ao conteúdo sobre representatividade, diversidade e inclusão”, explica Sato.
A ventana também teve suas cores revisitadas se tornaram mais digitais e mais vibrantes, numa clara evolução de uma paleta criada no tempo que a aplicabilidade do impresso mais opacos, ainda imperava. “O novo logotipo se inspira nos aspectos amigáveis que o desenho anterior possuía para trazer uma releitura mais moderna e digital friendly”, explica.
Além do novo posicionamento como mediatech, a nova marca traduz o conceito que une de forma inteligente a entrega de conteúdo e publicidade, proporcionando às marcas a garantia de um plano de mídia completo e mais direcionado. “As linhas mais fluídas e fonte mais atualizada acompanham o novo momento da plataforma, mas mantendo a herança e o reconhecimento da marca”, explica Henrique Bosco, head de marketing e projetos publicitários do Terra. “O novo layout está mais leve, moderno e com uma experiência de navegação mais fluida, repensado em todos os formatos, principalmente para o mobile, onde estão nove de cada dez usuários que trafegam entre todas as plataformas”, completa o executivo.
As mudanças já estão em vigor na home e estrutura interna do veículo em todas as suas plataformas. Também foram pensados novos formatos como webstories, nova fonte e identidades personalizadas para cada vertical de conteúdo.
Cliente: Telefônica Brasil S/A
Produto: Terra Consultoria branding: Superunion Agência Campanha: VMLY&R Direção de criação Superunion: Heitor Piffer Criação Superunion: Shingo Sato, Williams Rocha, Gabriel Catte, Amanda Piva Brito, Paula Robinson, Amanda Bellani Leal Atendimento Superunion: Fernanda Calfat Cliente: Henrique Bosco, Claudia Caliente, Paulo Os Vilarinho, Marina Beer, Luciana Campos, Daniela Klepacz e Ana Beatriz Florencio.