Série documental da FashionTV aborda relação entre moda e os movimentos artísticos

A arte acompanha a sociedade desde a pré-história, quando o homem desenhava em superfícies rochosas para contar histórias do cotidiano, sobre caças ou para registrar rituais “mágicos”. No entanto, além de ilustrações, a arte é composta por inúmeras formas de manifestação, entre elas a moda, que reflete diretamente o comportamento de uma população em determinado período histórico.

Pensando nessa fascinante relação entre moda e arte, a Okna Produções e o canal FashionTV anunciam a estreia de Sagrados e Profanos – Arte, moda e seus criadores, série em formato documental que explora a evolução e a convergência entre os movimentos artísticos e expressões fashionistas.

Dirigida por Pedro Zimmermann, produzida por Aletéia Selonk e produção executiva de Marlise Aúde, Sagrados e Profanos entra em cena para mostrar que, mesmo quando uma pessoa não segue um conceito “da moda” apresentado nas passarelas, a maneira como ela se veste acaba por seguir características do estilo predominante na época em que vive ou de movimentos artísticos que exercem alguma influência sobre ela. Para ratificar a tese, diversos profissionais – entre historiadores, estilistas, pesquisadores, empresários e personalidades do ramo – realizam um estudo rico em detalhes a fim de entreter e informar os telespectadores.

Com oito episódios de 24 minutos cada, a série analisa um movimento artístico diferente por semana, terminando sempre com a exibição de um figurino criado com inspiração no movimento abordado por algum jovem fashion designer brasileiro, iniciante na carreira.

Sagrados e Profanos estreia no canal FashionTV em 4 de setembro, às 20h30. Os novos episódios são exibidos sempre às sextas-feiras, com reprises semanais às segundas, quintas e sábados, no horário das 20h.