quinta-feira, abril 25, 2024
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Canon e Rafael Freire mostram como destacar a beleza da pele preta

Congelando momentos e retratando cenas que serão eternizadas pelas lentes de Rafael Freire, o fotógrafo autodidata que trabalha com imagem há mais de 10 anos, foi convidado para mais um desafio. O especialista em pele preta é destaque na nova campanha da Canon do Brasil, desenvolvida pela Dentsu Creative, que mostrará em dois episódios como fotografar a pele preta – de uma forma poética e artística.

Por meio da câmera Canon EOS SL3, o especialista ministra um minicurso de fotografia em uma das maiores comunidades brasileiras, o Aglomerado da Serra, localizado em Minas Gerais. O projeto do artista chama-se “Favela flor que se aglomera”, que transforma becos, ruas e vielas da comunidade em arte. Dividido em dois episódios, e transmitido pelo Youtube da multinacional, o projeto tem como objetivo destacar a beleza da pele negra.

O fotógrafo, que lá em 2015 pensou em desistir da fotografia, comenta que por meio do projeto o seu sonho saiu do papel e hoje ganha o mundo. Além de divulgar os seus próprios clicks, o projeto é a oportunidade de levar todo o seu conhecimento para tantos outros talentos como ele, que comenta e define que “a fotografia é o reflexo de mim mesmo, de quem sou e um dia serei”.

No primeiro episódio, “Flores no Beco”, o fotógrafo ensina de uma forma didática como é o desafio de fazer fotos boas em um ambiente mais escuro. Além de explicar sobre o posicionamento da câmera e também do modelo, ele dá dicas de como configurar a câmera para um click perfeito. Já no segundo episódio, o artista fala sobre um dos grandes desafios de qualquer profissional da imagem: como fazer fotos em locais com grande movimentação de pessoas.Espalhar a beleza na pele preta é o objetivo profissional do fotógrafo, que por meio das suas lentes, promete encantar a todos com a sua técnica. O primeiro episódio já está no ar e Rafael explica como foi participar de um projeto com a Canon “o momento nos permite resistir – fotografar o mundo com outras lentes, livres do racismo”, explica Freire, que começou seus primeiros clicks aos 17 anos.

“Esta campanha condiz com tudo que acreditamos na Canon. Temos uma filosofia corporativa, o Kyosei, uma definição trabalhada, construída e implementada desde a nossa fundação. Nela acreditamos que todas as pessoas, independente de raça, religião ou cultura podem trabalhar juntas em harmonia contribuindo para um futuro melhor. Este trabalho mostra exatamente isso. Ficamos felizes em participar deste projeto que servirá como inspiração para outros profissionais e entusiastas da imagem”, afirma o diretor da Canon do Brasil, Shohei “Shaun” Hizawa.

“Estamos trazendo uma história legítima, exatamente como a marca gostaria. Coube a nós a sensibilidade de encontrar o Rafael, estruturar esse projeto e entrar nessa narrativa da maneira mais respeitosa possível. Para isso, a presença de pretos na equipe durante todo o processo foi fundamental” explica Alcides D’Lima, Ideas Architecture, da Dentsu Creative. Ainda sobre as estratégias da marca, outra especialista explica um pouco mais sobre quais foram os desafios.  “A Canon tem a plataforma ideal para conversar sobre transformações. Esse projeto é sobre representar, buscamos representar a beleza da pele preta amplificando a voz de artistas negros, indo na contramão do racismo”. Larissa Santos, Social, da Dentsu Creative.

A marca reforça o seu posicionamento, explorando outros tipos de influenciadores, buscando dar voz e palco para os novos talentos. Além do conteúdo publicado no Youtube da Canon Brasil, é possível conferir os detalhes e bastidores de toda a produção no Instagram do fotógrafo. A câmera usada durante todo o processo é a EOS SL3, uma líder de vendas, que permite fazer fotos e vídeos com qualidade profissional.

 

Ficha Técnica

Anunciante: Canon Brasil

Campanha: Canon – Fotografia de Pele Preta

Agência: Dentsu Creative

CCO: Danilo Janjacomo

Diretor de Criação: Murilo Torezan

VP de atendimento: Bruno Panico

Atendimento: Tiago Lima, Pedro Valle, Julia Oliveira

VP de estratégia: Aloisio Pinto

Planejamento: Felipe Volpintesta

Head de Design de Conversas: Vinicius Chagas

Arquiteto de Ideias: Alcides D’Lima

Designer de Conversas: Amanda Avena, Viviane Teves Frohlich

Criativas de Mídias Sociais: Marjory Moraes, Larissa Santos

Diretor de mídia: Cassio Yanata

Mídia: Daniel Santo, Edgard Tavares, Luciana Batista, Lucas Ferreira

Aprovado por: Daniela Mayeta e Leonardo Pechinho

Produtora: Vídeo Delivery Ltda

Produtora Associada: Associação Lanternas InspiradorasDireção: Rafael Freire e Rodrigo Zazá Borges Produção: Antoniel Dos Santos Custodio e Tiago Jesus Arte: Vladimir OliveiraBoard: Júlio CésarBackgrounds e props: Rodrigo Zazá Borges e Júlio César Animação: Júlio César Composição e Finalização:  Rafael Freire, Rodrigo Zazá Borges, Arthur Reider, Tiago Jesus, Virgílio Almeida Lima, Douglas Rosalino da Silva

Produtora de Áudio:  Vídeo Delivery Ltda Atendimento:Rodrigo Zazá Borges Coordenação de Projeto: Rafael Freire e Rodrigo Zazá Borges Produção de Áudio: Rafael Alisson Junior e Virgílio Almeida LimaSound Design: Rafael Alisson Junior e Virgílio Almeida Lima Trilha Sonora: Base de Funk #2 – Divulga Bits

That’s Facts (Instrumental) – Jonezen – Audiio.com

Tear It All Down (Instrumental) – The Complete Fiction – Audiio.com

I See Angels (Instrumental) – Chill Winston – Audiio.com

Mixagem: Rafael Alisson Júnior Making Off: Arthur Reider, Athos Vinicius Ferreira Nascimento, Karine Estefany Jesus e Silva e Virgílio Almeida Lima

Modelo: Arthur Felipe – Raio NegroIntermediação de Marketing de Influência:MudahGerenciamento da ação:Maiara Garbin e Gabriel Sattim

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