quinta-feira, julho 25, 2024
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FilmBrazil retorna ao Cannes Lions visando negócios

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), volta ao Festival Cannes Lions com uma nova fase do conceito “Made in Brazil”, visando a consolidação de negócios.

Depois de uma retomada histórica em 2023, que resgatou o encantamento do Mercado Internacional pelo Brasil, a FilmBrazil agora convida para a consolidação de negócios, aproveitando o momento de alta visibilidade e criatividade do país no Festival, a fim de superar os patamares do ano passado.

“Em 2023, as nossas produtoras juntas exportaram mais de USD 50 milhões em projetos, tendo um crescimento de 50% em relação a 2022. Isolado de outros eventos, a retomada da FilmBrazil no Cannes Lions do ano passado conseguiu contribuir para gerar USD 9.2 milhões em negócios para as nossas produtoras associadas, o que corresponde a 18% do total exportado em 2023.

O evento tem um papel importantíssimo para o mercado publicitário, é uma vitrine para o nosso país, nos dá maior visibilidade e proporciona um contato mais próximo com os tomadores de decisões internacionais. Por isso, para 2024, estamos promovendo uma ação de posicionamento do Brasil ainda mais robusta no Festival com a ApexBrasil, com a Globo novamente e estreando uma parceria institucional com a InvestSP e Spcine. Esperamos que com isso possamos consolidar o Brasil como um polo de exportação de talentos, criatividade e diversidade, contribuindo ainda mais para o fomento de novos negócios”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

Na edição deste ano do Cannes Lions, mais de 28 produtoras estão indo com o apoio da FilmBrazil, incluindo representantes fora do eixo RJ-SP. Com a ação, a plataforma visa promover a produção brasileira para a comunidade internacional, gerando assim novas oportunidades para o Brasil no exterior.

Além do auxílio às empresas, essa edição contará com um “Espaço do Brasil” em parceria com a ApexBrasil, a Globo e o Programa Creative SP – iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, Agência de Promoção de Investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O local, além de servir como ponto de apoio para delegação brasileira, terá como missão criar um verdadeiro ambiente brasileiro em Cannes para o público internacional. Durante o evento, o espaço contará com a presença de uma barista especialista em cafés especiais do Brasil e oferecerá o típico pão de queijo.

Para o Cannes Lions 2024, o conceito “Made in Brazil”, criado pela Ampfy, permanece como uma forma de consolidação, mas agora em uma nova etapa. Com um desdobramento diferenciado do trabalho criativo do ano passado, as ações da FilmBrazil contemplam peças digitais e ativações ao longo do Festival.

O destaque principal vai para o happy hour do Brasil, no dia 20 de junho, que será realizado no Terraço do Palais des Festivals. Em conjunto com a BR Media Group e a Spcine, a ativação irá levar a cantora e compositora Liniker, primeira artista transgênero a ganhar o Grammy Latino e a ocupar uma Cadeira na Academia Brasileira de Cultura, para um show exclusivo em Cannes.

“Esse momento de celebração será ainda mais emblemático. Nossa missão durante o Cannes Lions é promover a criatividade e a diversidade do Brasil para o mundo, atraindo investimentos estrangeiros e gerando renda para a economia criativa brasileira, e não há nada mais representativo e ‘Made in Brazil’ do que poder levar uma artista brasileira negra, trans, com grande reconhecimento internacional, para o festival. A Liniker e o seu trabalho reforçam o que acreditamos que o nosso país tem de melhor. Criatividade, diversidade, eficiência e profissionalismo acima de tudo”, complementa Marianna.

A gerente executiva da FilmBrazil ainda destaca que poder contar com novas parcerias no festival é algo motivador e gratificante para conseguir fortalecer cada vez mais a presença do Brasil no Cannes Lions. “Infelizmente, a América Latina representa apenas 6% do total de Delegados do Festival, portanto, para nós, é super importante e significativo ter cada vez mais apoio nessa empreitada, não só no que tange as ações de posicionamento de imagem do Brasil dentro do Festival, mas sobretudo no apoio para promover cada vez mais a participação de produtoras brasileiras no evento”, finaliza Marianna.

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