domingo, julho 13, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoOcupatrans está em Cannes com 10 representantes

Ocupatrans está em Cannes com 10 representantes

A transformação é coletiva e a união e iniciativa de aliados fazem sonhos acontecer. Com esse sentimento de vitória e conquista, dez pessoas trans embarcaram para o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions no fim de semana, representando a Ocupatrans. A “OcupaCannes 25” tem seis selecionados e quatro membros da diretoria da organização. A viagem, que até poucos dias parecia inviável, tornou-se realidade graças a uma mobilização intensa e espontânea que uniu profissionais do mercado publicitário, influenciadores e pessoas físicas em torno do objetivo urgente de garantir a presença trans neste que é um dos mais importantes palcos da publicidade mundial.

“Batemos em muitas portas institucionais e recebemos o silêncio. Quando finalmente a rede se movimentou, foi por pressão, solidariedade e estratégia que conseguimos. Essa conquista é da gente, mas também é um espelho do que o mercado precisa rever”, afirma a CEO da Ocupatrans, Guilhermina de Paula – apontada há alguns dias como uma das pessoas integrantes do rol de influentes personalidades ‘30 Under 30 2025’.

A mobilização de apoio à comitiva da Ocupatrans para o Cannes Lions, na semana passada, foi tão significativa que agitou o mercado. Algumas agências e profissionais que inicialmente não haviam se envolvido, passaram a apoiar, reconhecendo a importância do projeto e o impacto que sua ausência poderia causar. Também houve o apoio direto de agências parceiras que doaram e seguirão apoiando em outras frentes no festival, como Droga5, Galeria, Publicis, LePub e Wieden+Kennedy. Tal movimentação evidencia que a ausência da Ocupatrans em Cannes — após ter sido premiado pelo Papel & Caneta e destacado em diversos rankings – não seria só uma oportunidade perdida, mas uma imagem clara do que ainda não mudou de verdade.

“A prioridade é compreender que Diversidade, Equidade e Inclusão é sobre investimento, não sobre trabalho voluntário ou boa vontade daqueles que já são diariamente atravessados pelo mercado por serem quem são. Não existe custo alto demais, existem definições de prioridades e entendimento do que é de fato apoiar e agir a partir da priorização da DE&I”, afirma Johana Quintana, Head de Pessoas, Cultura e Comunicação da Droga5 São Paulo. Felipe Simi, CEO e Creative Chairperson na Droga5 SP, completa: “Levar a Ocupatrans para Cannes é insistir que criatividade e diversidade caminham juntas. Não basta premiar no palco ideias que fogem do padrão se, ao redor da mesa, não estão também as vivências que trazem repertórios diversos. É esse repertório que está transformando, hoje, um festival de publicidade em um festival de criatividade”.

Rodrigo Marangoni, Sócio e Diretor Executivo de Criação da Galeria.ag, acrescenta: “Projetos como a Ocupatrans não precisam de palmas e posts em conjunto com agências. Precisam de estrutura, de verba, de compromisso honesto e contínuo. Não dá mais pra aplaudir a diversidade no palco, comercializar o que ela significa e negar apoio quando está no bastidor. Se o mercado quer de fato mudar, precisa ser atuante e realmente intencional. E entender que não se trata de ser herói quando convém, mas de caminhar junto. Com coragem, com recursos e principalmente escuta ativa para essa e outras comunidades”.

Para a diretoria da Ocupatrans, uma coisa está evidente: “Sozinhas tudo fica mais difícil. Precisamos de pessoas cis aliadas, conscientes do espaço que ocupam e do impacto que têm no mercado. Só assim outras pessoas cis ouvirão, porque infelizmente ainda é assim que se move a estrutura”. Guilhermina, CEO da Ocupatrans, finaliza: “Essa viagem é muito mais do que uma conquista simbólica. É um grito de existência, criatividade e potência. Não queremos só ser ‘representades’, queremos fazer parte das decisões”.

Com Diogo Gomes (Belo Horizonte), Leandro Motta, Stephan Malulei, Bella Tavares, Luas Santos (São Paulo) e Rafaela de Prada (Belém do Pará) – delegação Trans Brasileira selecionada para a “OcupaCannes 25” – ‘todes’ estão convidados a acompanhar os bastidores dessa experiência na Riviera Francesa. Já estão ativos o TikTok e o Instagram, onde o coletivo compartilhará conteúdos, reflexões e momentos diretamente da França. Siga @ocupatrans nas redes e acompanhe tudo de perto. A ocupação só começou.

Artigos relacionados

Novidades