Dois anos de Clu_B: autocuidado para homens está on

“Clu_B é um canal aberto pra bater um papo sobre cuidados masculinos” é a definição da página do Instagram (@clu_b), de O Boticário, que surpreende pelo alcance e engajamento que criou em apenas dois anos de existência e já atinge a marca de 400 mil seguidores. A página foi, aos poucos, ganhando a confiança entre os adeptos que buscam informações básicas que fazem diferença em sua rotina diária, como o grooming masculino. Esse movimento mostra que os homens estão mudando seu comportamento. Ao observar e se aprofundar nessa mudança de mentalidade masculina, a equipe que produz o conteúdo conseguiu entender e se aproximar desse público.

“Tratamos de vários temas corriqueiros para os homens de uma forma leve, sem estereótipos, mas com o conteúdo básico que interessa a eles”, diz Jessica Almeida, head de criação e conteúdo da W3haus. “Somos uma equipe plural e adentramos no mundo masculino despojados de preconceitos”, afirma Jessica.

O Clu_B é um canal que ensina caminhos e possibilidades, e coloca isso em prática por meio de um papo reto de brother para brother, passando por temas que vão desde cuidados básicos, assuntos mais específicos como barba, cabelo, hidratação e depilação, e até temas tabus, além de incluir tutoriais, dicas e recomendação de produtos. Praticidade e conteúdo didático são os diferenciais da página, que abre portas para o autocuidado masculino.

Os homens estão caminhando a passos largos rumo ao cuidado com a saúde, autoestima e estética. Segundo relatório da Research & Markets, o mercado de cuidados masculinos é um dos que mais crescem no mundo e deve chegar, em 2023, ao faturamento de US$ 78,6 bilhões.

“Pela interação na página, vimos que o perfil do público do canal mudou. No começo, as dúvidas surgiam mais por inbox, pois esses caras não se sentiam a vontade de se expor nos comentários. Hoje, estão mais soltos e acabam respondendo as dúvidas uns dos outros. É o senso de comunidade surgindo, a partir de trocas de experiências entre eles”, destaca Guilherme Moliterni, supervisor de Atendimento da agência.

Os comentários geram engajamento e criam um fenômeno onde os seguidores se ajudam compartilhando suas próprias dicas e até marcam a Clu_b nas páginas pessoais. Esta é uma das estratégias utilizadas pela equipe, criar desafios para engajar, de forma orgânica os seguidores e alcançar ainda mais pessoas com suas dicas importantíssimas, como é o caso do #decaralimpa, incentivando os homens a compartilharem o antes e depois de com e sem barba e do “entrando na pandemia x um ano depois”, quando os seguidores postaram fotos dos novos visuais testados no isolamento social, indicando os cuidados e produtos para chegar naquele resultado.

Em seis meses, de janeiro a junho deste ano, a página conseguiu mais de 185 mil seguidores, com crescimento de 83% e taxa de engajamento superior a 2,21%. Isso foi possível por meio de muita pesquisa, consulta com especialistas para fomentar os assuntos mais complexos e parcerias com influenciadores relevantes para o público como Edson Castro, do Manual do Homem Moderno; Leonardo Coloral, do Coloral Macho Moda; além de Emerson Spindola, Andrew Pedroso, entre outros.