‘Café Virtual’ promove encontros remotos com idosos em tempos de isolamento social

Fundação Nestlé Brasil – com o apoio da marca Nutren Senior – se une ao ‘Projeto Velho Amigo’ e estreia em maio o ‘Café Virtual’ – iniciativa que estimula a socialização com a população idosa que se encontra isolada em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).

Idealizada pelo Projeto Velho Amigo’, que tem como missão contribuir para a inclusão dos idosos em situação de vulnerabilidade social e promover o envelhecimento saudável, a ação ‘Café Virtual’ promove conversas semanais de uma hora de duração realizados remotamente com o apoio de voluntários do time Nestlé Brasil. Serão promovidos bate-papos sobre diversos temas como entretenimento, tecnologia e saúde. Além disso, todas as instituições participantes vão receber a doação de Nutren Senior.

“Para nós, do Velho Amigo, essa iniciativa promove muito mais que uma inclusão digital, promove a saúde mental dos idosos, ajudando a enfrentar as questões trazidas pelo isolamento social, fazendo a manutenção do convívio comunitário e reforçando a importância da alimentação saudável”, diz a diretora executiva – Debora Santos Conti.

Os voluntários Nestlé, responsáveis por conduzirem as conversas do Café Virtual, passaram por uma capacitação on-line prévia junto à equipe do Velho Amigo. Durante os encontros, os grupos de voluntários vão contar com o apoio e supervisão de um representante do projeto.

“Poder apoiar uma inciativa como esta vem sendo algo muito gratificante para a Nestlé. Um total de 45 colaboradores se voluntariaram para participar do Café Virtual, sendo que as inscrições se esgotaram um dia antes do prazo. Isso mostra o comprometimento da nossa empresa em promover o bem e praticar a solidariedade – algo que cada vez mais incentivamos internamente” diz Barbara Sapunar, diretora da Fundação Nestlé.

Para Lara Naccache Miranda, Gerente de Marketing Consumer Care na Nestlé Health Science, esta é uma importante ação de socialização principalmente diante do cenário atual. “Em momentos conturbados como os de agora, poder contribuir para iniciativas como essa, que usa a tecnologia visando promover o bem social de uma população tão carente, é algo que muito nos alegra e vem se somar aos esforços que a marca Nutren Senior já está fazendo em outras ações”, conclui a executiva.

Nesta primeira fase, as ILPIs que participam do projeto são Instituição Irmã Alice, Instituição CEPIM Sta Terezinha e Instituição Lar Alcina. O primeiro Café Virtual foi realizado na última sexta-feira (8) na Instituição Irmã Alice.

O encontro do dia 08/05 mostrou a importância de momentos de partilha, acolhimento e atenção para os idosos que moram nas ILPIs. “Estamos passando um momento desafiador, especialmente para quem atua com a promoção de saúde mental no processo de envelhecimento e o primeiro encontro com os voluntários mostrou todos os desafios que ainda temos pela frente, desde a estrutura para inclusão digital dos lares, a dinâmica com os idosos, o medo do novo, da tecnologia e o próprio momento de tristeza e de recolhimento por conta do isolamento social”, explica Débora.

“Mas tudo isso só reforçou a importância de proporcionar momentos como estes para os idosos, que se sentiram acolhidos e especiais. Com toda certeza foi um dia diferente na Casa dos Velhinhos Irmã Alice. O objetivo do projeto é que se torne algo recorrente durante o ano de 2020”, finaliza.