Sanofi Genzyme lança campanha “Mexa-se pela Esclerose Múltipla”

Agosto é lembrado como o mês de conscientização da Esclerose Múltipla, doença que afeta o sistema nervoso central de aproximadamente 35 mil pessoas no Brasil. Para conscientizar a população sobre a enfermidade e os desafios enfrentados pelos pacientes, a Sanofi Genzyme lança esse mês a campanha anual “Mexa-se pela Esclerose Múltipla”.

A ação que está dividida em três fases é baseada em três pilares importantes para a qualidade de vida de quem convive com a doença: exercício físico, mindfullness e nutrição.

O conceito da campanha “Mexa-se pela EM” vai além do sentido literal de mexer-se e incentiva a mudança de hábito a partir da movimentação com atividades físicas adequadas e também com a preocupação com a saúde mental, a alimentação e informação sobre a doença.

“Todos podem mexer-se pela esclerose múltipla. Pacientes podem se dedicar a exercícios para a saúde do corpo e da mente, como meditação ou yoga. Familiares podem estimular a alimentação nutritiva. E a população de maneira geral pode estar munida com informações sobre a doença”, explica Rafael Prado, diretor de Doenças Raras e Esclerose Múltipla da Sanofi Genzyme.

A primeira fase, iniciada esse mês, é dedicada principalmente à educação sobre o bem-estar físico, com o “Desafio Mexa-se pela EM” no aplicativo de treinos online BTFIT, da Bodytech Company. Trata-se de um programa gratuito de 30, 60 ou 90 dias com aulas em vídeo semanais de pilates, yoga, dança e treinamento funcional adequados para pacientes com esclerose múltipla.

“Em um passado não muito distante, os médicos recomendavam que as pessoas com esclerose múltipla evitassem o exercício, por receio de agravar os sintomas. Mas isso mudou e hoje vários estudos mostram seu papel fundamental na diminuição do cansaço, na melhora do equilíbrio, das funções cognitivas e do controle das funções intestinais e da bexiga, no retardo da perda de volume cerebral e aumento de força muscular”, reforça o neurologista Gutemberg Augusto Cruz dos Santos. Ainda segundo o médico, a alimentação também impacta nas consequências da doença. “Se formos pensar nos alimentos que potencializam a memória, por exemplo, recomendamos brócolis, abacate, ovos, peixes e cacau”.

O primeiro momento da campanha incluí também o lançamento da plataforma online de comunicação sobre esclerose múltipla da Sanofi: Ano Laranja https://www.sanoficonecta.com.br/anolaranja. O site é um hub de conteúdo que reúne informações sobre a doença direcionadas para público leigo e também médico.

As próximas fases da campanha Mexa-se pela Esclerose Múltipla, que durará até agosto de 2020, incluirão outras iniciativas online e off-line com o objetivo de seguir promovendo a discussão e o conhecimento sobre EM e a importância do bem-estar físico e mental, e nutrição para os pacientes.