Projeto “Doe as Barras” faz com que ONGs tenham seu próprio espaço de mídia

Quando vídeos gravados na vertical são postados no Youtube, barras pretas aparecem lateralmente. Sabendo da importância da audiência da plataforma e da necessidade de espaço das organizações não-governamentais para divulgar suas ações sociais, a J. Walter Thompson criou o projeto “Doe as Barras”. O objetivo foi dar a essas entidades, normalmente com recursos limitados para publicidade, um pouco mais de autonomia e visibilidade na sua comunicação.

A mecânica é simples: qualquer pessoa que queira fazer o upload no Youtube de um vídeo gravado na vertical ou em um formato diferente do padrão da plataforma, pode fazê-lo pelo site www.doeasbarras.com.br, doando as barras pretas para a ONG que deseja ajudar. A facilidade é ainda maior porque, além do site, tudo pode ser feito via um aparelho celular.

O projeto é aberto a qualquer ONG que precise de ajuda. E entre os primeiros participantes estão Alcoólicos Anônimos, Ampara Animal, AfroReggae, Associação Brasil Parkinson, Associação Paulista de Medicina e Instituto Ayrton Senna. Algumas personalidades também já aderiram a causa e doaram as barras dos seus vídeos, como a atriz Ísis Valverde, o humorista Hélio de la Peña, a ganhadora do MasterChef Brasil Isabel Alvarez, a chef Luiza Zaidan, a turma do Porta dos Fundos e os atores Petrônio Gontijo e Danilo Sacramento.

“Esperamos poder contribuir para que essas entidades que se dedicam a causas sociais tão importantes tenham a oportunidade de compartilhar com mais facilidade e sem custo suas ações e mensagens, transformando um espaço que não tinha utilidade para nada em uma mídia de comunicação direta com o público”, conta Ricardo John, CCO da J. Walter Thompson. Para ele, a identificação de um espaço como esse faz parte do próprio DNA da agência de estar sempre em busca de novos formatos e soluções de comunicação.

FICHA TÉCNICA:
Agência: J.Walter Thompson
Produto: Institucional
CCO: Ricardo John
Chief Strategy Officer: Fernand Alphen
Planejamento: Isabella Mulholland
Head of Art: Fabio Simoes
Dir. Criação: Hernan Rebalderia / Gustavo Lacerda
Redator: Pedro Araujo
Diretor de Arte: Fernando Palandi, Pedro Ricci
Creative Technologist: Drausio Tronolone
Atendimento: Thiago Galdi, Yves Rodrigues, Marcela Castelli
Mídia: João Dabbur, Siloe Neves
Motion Designer: Marco Loschiavo
Head of Digital Production: Maisa Delgado
Digital Producer: Helio Valente
Produtora: Epico Digital
Produtora de Audio: Shuffle