terça-feira, abril 30, 2024
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Leo Burnett cria ação para alertar sobre maus-tratos no comércio de animais

Para alertar sobre casos de maus-tratos nos bastidores do comércio de animais de estimação, a Leo Burnett Tailor Made criou a ação “Nada Fofo” para o Projeto Esperança Animal (PEA). A campanha chama atenção para uma temática frequente no cotidiano dos brasileiros e, porém muitas vezes desconhecida, o que significa que aquele cãozinho encantador visto nas lojas, penteadinho e com laço de fita no pescoço pode ter passado por maus bocados antes de chegar à vitrine.

Com produção da Spray Filmes e direção de Judith Belfer, o filme foi produzido com fantoches e efeitos de animação. Embalado por uma trilha estilo musical da Broadway, entoada pelos cães que protagonizam as cenas, o enredo mostra que muitos destes animais são provenientes de “criadores” clandestinos; e como eles não tem número de série, é impossível identificar a procedência. “A campanha criada visa conscientizar as pessoas, que muitas vezes são tão vítimas quantos os cachorros, por não saberem do que se passa, para se atentarem à origem do animal e também para a crueldade das fábricas de filhotes”, ressalta João Caetano, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

O filme mostra ainda que para aumentarem seus lucros, muitos criadores de cães mantém os animais em espaços minúsculos, sem higiene e cuidados médicos adequados, e submetem as matrizes a maus-tratos, comprometendo a saúde dos filhotes, que são vendidos pela internet e em pet shops.

Estimativas da PEA apontam que somente na grande São Paulo são mais de 500 mil cães e gatos vendidos por ano, provenientes de criadouros clandestinos. No mundo, mais de 280 mil cães, entre machos e fêmeas, são mantidos em cativeiro para reprodução e mais de 3 milhões sofrem eutanásia por ano, de acordo com a Humane Society.

“Comprar um cão de raça pode não ter nada de fofo e, em muitos casos, ele é abandonado após a compra. A adoção pode ser um incentivo para acabar com esta prática ilegal. É o que pretendemos mostrar no filme”, complementa Alexandre Pagano, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

A campanha foi criada voluntariamente pela agência e o plano de mídia contempla ações em mídia digital. Em paralelo à produção do filme, foi desenvolvida uma ação social, que visa impactar influenciadores, artistas e a população em geral simpatizantes à causa e aderirem ao movimento, compartilhando a hashtag #nadafofo.

“Muitos filhotes de raça vendidos nas ruas se tornam lindos vira latas quando adultos. Os animais nascidos nesses ambientes de absoluto maus-tratos são embelezados e expostos em praças públicas ou nas calçadas da cidade, dentro de caixas, engradados, cercados improvisados ou mesmo no porta malas de carros. Essa prática ainda contribui para uma compra por impulso, que acarreta no aumento do abandono de animais, uma vez que se tornam um problema para a família quando começam a crescer. Ter um animal envolve um planejamento familiar”, comenta Gabriela Toledo, Médica Veterinária, Fundadora e Presidente da PEA.

Ficha Técnica

Título da Campanha: Nada Fofo
Title of the campaign: Ain’t So Cute
Produto: Institucional
Anunciante: PEA
CCO/Diretor Geral de Criação: Marcelo Reis
Diretor de Criação:  Alexandre Pagano e João Caetano Brasil
Diretor de Arte: André Kirkelis
Redator: Romero Cavalcanti
RTV: Celso Groba, Maria Fernanda Moura e Dudi Ciampolini Bourroul
Produtora do filme: Spray filmes
Diretora: Judith Belfer
Diretor de fotografia: Gabriel Kalim Mucci
Diretor de arte: Fernando Cacerez
Efeitista: Eduardo Cordeiro
Atendimento: Roberta Reigado, Lucia leite, Daniele Pizzo
Montador: Caio Saad
Finalização: Spray filmes
Produtora de som: Antfood
Produção: Pedro Botsaris / Lou Schmidt / Wilson Brown/ Amanda Wahlström Plantin
Atendimento: Lou Schmidt / Sean McGovern
Art-Buyer: Mauro Moura
Fotógrafo: Thomas Susemihl
Produtor Gráfico:  Ricardo Sotelo
Gráfica: Caixa (CB Pack), Impressos da caixa (P+E) e camiseta (Aragon)
Atendimento: Fábio Brito, Isabel Coletta, Mariana Marchi e Luisa Pradro
Mídia: Fernando Sales, Leandro Fujita e Andressa Meca
Planejamento: Tiago Lara
Projeto Digital: Denis Gustavo, Pedro Rais
Produtora de digital: Um Studio.com
Aprovação: Carlos Rosolen.

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