terça-feira, abril 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasGrey Brasil apresenta as quatro dimensões da beleza feminina em estudo

Grey Brasil apresenta as quatro dimensões da beleza feminina em estudo

A Grey Brasil apresentou ao mercado, em mais uma edição do Grey Talks, o estudo Beauty4U – As Quatro Dimensões da Beleza Feminina, que identifica 4 perfis de mulheres diferentes, segundo seus valores e forma de se relacionar com a beleza, e revela que 82% das brasileiras entre 18 e 45 anos estão satisfeitas com a sua aparência.

De acordo com Walter Longo, mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm e idealizador do projeto, o resultado pode ser colocado em um mapa de dimensões da beleza, destacando os pontos para a motivação, se são externos ou internos, em todas as linhas. “A intersecção desses pontos e linhas nos ajudará a entender se a mulher encara a beleza como objetivo final ou como uma mera consequência de suas atitudes”, comenta Longo.

De acordo com alguns dos dados apontados, 22% das mulheres se declaram muito bonitas, 51% bonitas e 27% se dizem normais. Mais da metade adota hábitos saudáveis (53%) e gostaria de se manter jovem (57%). A pesquisa identificou, através da análise de valores e formas de se relacionar com a beleza, quatro perfis diferentes, batizados com nomes de peças do vestuário feminino: Jeans, Legging, Leather e Ripped. Realizada em duas etapas – quantitativa e qualitativa –, a pesquisa contou com mais de 2.000 mulheres de 18 a 45 anos das faixas de renda A, B e C, na Grande São Paulo, no Grande Rio, no Recife, em Porto Alegre e em Brasília.

De acordo com Sumara Osório, diretora-geral de Planejamento, a segmentação mostra as mudanças na autoimagem feminina, preocupações com a aparência, rotinas de beleza e demais comportamentos. A executiva, ao lado da diretora-geral de Atendimento, Janaína Luna, está à frente do Beauty Hub, núcleo da agência responsável por promover conteúdos diferentes e originais para informar, inspirar e provocar reflexões no campo da beleza.

“Um dos nossos aprendizados foi o fato de que a regionalidade não mostrou ser dado significativo de diferenças de valores, e não há diferenciação do eixo SP–Rio em relação aos demais Estados brasileiros”, comenta Janaína Luna. Ela acrescenta ainda que os valores também não são afetados pela classe social – o que muda aqui é o poder de consumo. “Esses dados indicam que as marcas de produtos e serviços, para ter maior relevância na vida de suas consumidoras, precisam conhecer seus valores antes de se aprofundar em seus hábitos”, conclui.

A segmentação dos perfis, os quais permitem uma série de formações de grupos e subgrupos, foi definida de acordo com os valores dominantes de cada um deles. “Mas todos, assim como no caso de signos e ascendentes, têm características complementares. Assim, existem Leathers que também são Leggings ou Rippeds ou ainda Leggings que também são Jeans ou Rippeds, e assim por diante. Um perfil pode estar mais ou menos propenso a ser influenciado pelo outro, e é importante avaliar os motivadores para gerar esse movimento”, explica Sumara Osório. Confira:

Jeans Pants (calça jeans)  – A maior parte, 46%. Elas têm valores em relação à beleza, como conforto, espontaneidade e equilíbrio. É um grupo caracterizado por um estado de espírito leve e que privilegia a praticidade no seu dia a dia. A maioria deste grupo não está disposta a abrir mão do que gosta pela estética. É o segmento mais racional quando o assunto é compra por impulso (19%), mas também o que menos se informa antes de comprar um produto (66%).

RAIO X
A tranquila: Beleza pra ela é conforto
Motivação: ser “O seu melhor”
Verbo: Equilibrar
Lema: “de boa na lagoa”

Legging Pants (calça de ginástica) – Representa 24%. A preocupação feminina com a beleza adquire traços cada vez mais saudáveis. Este grupo possui valores como determinação, energia e controle, bem como hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma dieta rica e balanceada. Ter disciplina, acordar cedo para correr e optar por alimentos saudáveis é motivo de orgulho. 82% buscam a maior quantidade de informações possível sobre produtos de beleza antes de comprá-los.

RAIO X
A dinâmica: Beleza pra ela é controle
Motivação: ser “A melhor”
Verbo: Realizar
Lema: “no pain no gain” (sem dor, sem ganho)

Leather Pants (calça de couro) – Com 16% de participação, são as poderosas armadas de batom vermelho e sapato de salto fino. Elas se sentem elogiadas com o status de mulher fatal e possuem em comum os valores de exuberância, rigor e encanto. São as que se produzem para qualquer ocasião e fazem mais sacrifícios para ficar bonitas.

RAIO X
A encantadora: Beleza pra ela é exuberância
Motivação: ser “Notada”.
Verbo:  Atrair
Lema: “não desça do salto”

Ripped Pants (calça desfiada) – 14%. Originalidade, ousadia e atitude definem este grupo. São as diferentes. Com referências que vão das passarelas de moda às lojas de brechó, são cientistas da sua própria beleza – inventam makes, cabelos e estilos compostos por um grande mosaico de referências. Gastam muito dinheiro (79%) e pagam qualquer preço por um produto de beleza que realmente queiram (68%).

RAIO X
A exploradora: Beleza pra ela é autenticidade
Motivação: ser “Ela Própria”
Verbo:  Criar
Lema:  “pronto falei”

As mulheres buscam muito conhecimento sobre o que usam. Uma das conclusões do Beauty4U é que, com o acesso à informação mais democrático, as mulheres pesquisam dezenas de opções para comprar. Isso as torna mais cautelosas e menos impulsivas na hora de efetivar a compra. Na média geral, entre os 4 perfis, 28% declaram que compram por impulso, sendo o perfil Jeans o mais baixo, com 19%, e o Leather o mais alto, com 41%.

A média de mulheres que procuram o maior número de informações possível antes de comprar é altíssima, representando 72%, e o perfil que mais se informa é o Legging, com 82%, e o que menos se informa é o Jeans, com 66%.

“A oportunidade de as marcas exercerem o seu papel consultivo e fornecerem informação às consumidoras é muito boa, pois elas de qualquer forma irão atrás disso”, comenta Walter Longo, mentor do projeto.

Artigos relacionados

Novidades