Em resposta a momento sensível, Artplan cria R.T.R. (Real Time React)

É comum lideranças se destacarem em momentos de crise como o que estamos vivendo. É quando talentos que normalmente são usados para entregar uma comunicação de ponta, passam a focar em formas disruptivas de resolver algo mais complexo, mais grave. Como faz parte do DNA da Artplan a parceria de negócios que estabelece cotidianamente com seus clientes, a agência precisou rapidamente responder a desafios nunca antes vistos por essa geração de gestores de marcas e negócios.

Desde que criou o NOW, sua unidade de cobertura de conteúdo e laboratório de dados em tempo real, a Artplan vem consolidando uma experiência que utiliza o poder do monitoramento de dados como gerador de um entendimento importante de contexto, crítico para tomadas de decisão em tempo real e correção de rotas. No caso de NOW, esse aprendizado gera novas conversas através de conteúdo original e produzido de forma extremamente dinâmica. Foram mais de quinze operações de NOW realizadas desde 2018.

A junção dessas duas expertises, em um momento extremamente incerto e crítico para todo o mercado, levou à criação da R.T.R., acrônimo de Real Time React, um produto montado para os clientes Artplan que necessitam de uma resposta imediata, extraordinária e mais ágil do que o dia a dia pode permitir e com entregas totalmente não óbvias de conteúdo para interação. “A criação de uma forma nova de operar foi inevitável para toda a agência, mas o mais importante pra nós foi pensar em uma forma rápida e dinâmica de ajudar nossos clientes durante esse período de incertezas” comenta Rodolfo Medina, presidente da Artplan.

Com monitoramento de conversas ampliado pela ferramenta BrandWatch, representada no país pela Polis Consulting, a equipe de Business Intelligence classifica menções, comportamentos e perfis com recortes específicos para as indústrias das marcas clientes, gerando inteligência de dados e tendências que direcionam demandas a serem trabalhadas pela área de Conteúdo. A equipe avalia estrategicamente a questão e cria em tempo real, formas de resposta para a questão que podem variar dependendo do caso: suporte via SAC, orientações para assessoria de imprensa, interações criativas, e eventualmente oportunidades de longo prazo.

Outra característica, que surgiu como fator importante durante o escalonamento da crise, e para segurança de toda a equipe, é que a unidade trabalha totalmente remota. Cada parte do processo é acionada por gerentes de projeto e tudo acontece via plataforma Teams da Microsoft, que hoje está totalmente integrada com o restante da operação da agência.

“Um desafio enorme de mantermos o foco nas conversas relevantes e gerarmos uma reação que possa dar suporte às empresas. Ajudando a diminuir as distâncias em momentos de tanto isolamento. Estamos ainda experimentando com alguns processos, mas é nesse momento que a experiência, diversidade e entrosamento do time faz diferença”, destaca Luiz Telles, Diretor Nacional de Conteúdo e BI, responsável pelo R.T.R.

A unidade ainda está em processo de ampliação e disponível somente para os clientes da Artplan.