quinta-feira, abril 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasDentsu usa realidade aumentada em campanha do prêmio Bola de Prata da...

Dentsu usa realidade aumentada em campanha do prêmio Bola de Prata da Placar

A Placar, que acaba de completar 45 anos de história, escolheu a Dentsu para promover o Oscar do futebol brasileiro, o Prêmio Bola de Prata, premiação anual criada pela revista em 1970.  Para isso, a agência inovou e trouxe a tecnologia de realidade aumentada para unir anúncios ao mundo digital. A campanha leva aos leitores marcantes memórias deixadas por grandes craques do futebol brasileiro, como Romário, Zico e outros jogadores. Sob o conceito “Quem ganha Bola de Prata ganha um lugar na lembrança do torcedor”, a ação entra no ar este mês nas principais revistas e em pôsteres nas bancas de jornais de todo o País.

“Com essa campanha, a Dentsu nos ajudou a mostrar que existem várias formas de ligar um anúncio impresso ao mundo digital. E mais ainda, provou que uma boa ideia pode dar livre acesso a um mundo de informações, como por exemplo, o maior acervo online do futebol brasileiro, fornecido pela Placar” comenta Dulce Pickersgill, diretora-superintendente da Unidade de Negócios, Homem e Lifestyle da editora Abril.

Através do aplicativo “Bola de Prata”, produzido pela fri.to, o leitor, além de ter acesso instantâneo a um dos maiores acervos históricos do futebol nacional, poderá relembrar grandes momentos das carreiras de craques que já ganharam o prêmio. Para resgatar essas memórias, basta direcionar a câmera do celular para o anúncio e cada uma das ilustrações contidas na peça impressa se transforma em um card virtual com a foto histórica da grande jogada. No verso do card, o leitor ainda poderá ver todos os detalhes sobre aquele lance ou sobre aquela partida. No total, aproximadamente 20 cards de cada jogador estarão disponíveis no aplicativo, que é gratuito para download em smartphones Android, na loja do Google Play e para iOS na App Store.

Segundo Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu, a campanha apostou na interatividade e na paixão. “Com esses anúncios conseguimos levar ao leitor inovação, entretenimento e conteúdo sobre a trajetória do futebol. Não há, no esporte mundial, história mais rica do que a do futebol brasileiro. E a Bola de Prata da Placar é a memória viva desses últimos 45 anos” explica D’Andrea. Já para Filipe Cuvero, diretor de criação da Dentsu “na verdade, a ação cria uma coleção de cards virtuais que vão atrair antigos e novos fãs do nosso futebol – que apesar de tudo, ainda é a maior paixão de todo brasileiro”. D’Andrea completa: “Agora toda essa paixão ficará estampada na nossa memória e no nosso celular. Do impresso para o digital, com um simples click”, afirma.

Ao longo do ano, a campanha ainda contará com outros grandes nomes do futebol brasileiro que ganharam a Bola de Prata.

 

Ficha Técnica:
Título: Bola de Prata
Anunciante: Editora Abril
Produto: Revista Placar
Agência: Dentsu Brasil
Diretor Geral de Criação: Mario D’Andrea
Direção de Criação: Filipe Cuvero
Head Of Design: Christian Faria
Direção de Arte Off line: Felipe Faria, Marlus “ Dexter “ Lau
Direção de Arte On line: Ian Sutter
Redação: Isis Ribeiro
RTV: Deocleciano Junior, Murillo Moretti
Atendimento Agência: Mauro Rabello, Bruno Panico, Rodrigo Rossetto, Christiane Kristensen
Mídia: Marcio Zorzella
Head of Digital: Fernando Bacellar
Project Manager: Samir El Saikali
Planejamento: Newton Nagumo
Produção Gráfica: Ricardo Lopes, Rogerio Berni
Produtora de Desenvolvimento: Fri.to
Ilustração: Marlus “Dexter” Lau, Opala Rosa Choque
Aprovação: Dulce Pickersgill, Carolina Melo, Jair Oliveira

Artigos relacionados

Novidades