Nos próximos dias, a Marina da Glória não será apenas um dos belos cartões-postais do Rio de Janeiro. O espaço, localizado na zona sul da cidade, se tornará o cenário de dois dos maiores festivais de música brasileira, com apresentações de artistas aclamados mundo afora, e o encontro de diferentes marcas com um público conectado, em busca de experiências inusitadas e entretenimento de qualidade.
Nos dias 11, 12 e 13 de julho, e 01, 02 e 03 de agosto, acontece o Enel Festival de Inverno Rio, que chega à 8ª edição com Caetano Veloso, Paulinho da Viola, João Gomes, entre outras atrações, e patrocínio master da Enel Brasil – detentora de naming rights do evento. O festival, que entrou para o calendário oficial da cidade, também é patrocinado pela Repsol Sinopec, Amstel, Estácio, Elo e conta com apoio de Venancio, Windsor Hotéis e Jean Paul Gaultier.
Já nos dias 19, 20 e 27 de julho, é a vez do 90´s Festival, projeto que é o “puro suco” do marketing de nostalgia. Com patrocínio master da Vivo, o evento traz, em sua segunda edição, artistas que embalaram os anos 90, como Alexandre Pires, Belo, Péricles e Xande de Pilares, acompanhando a onda de lançamentos que aguçam memórias afetivas das gerações “millennial” e “z”. O 90´s Festival também é patrocinado pela Enel Brasil, Amstel e Estácio. À frente de todo esse movimento está a PECK, empresa carioca que celebra 25 anos no mercado como idealizadora e produtora dos maiores festivais de música brasileira do país. Com agência própria junto à produção e ao calendário de eventos, ela cria projetos de incentivo à cultura por meio da música. Foi dela a iniciativa de trazer dois grandes eventos para a temporada de inverno no Rio, com o objetivo de fomentar o turismo na cidade, movimentar a cena musical e valorizar a cultura nacional.
“Tudo começou em 2017, quando pensamos em um festival para cariocas e turistas, que reunisse o melhor da música brasileira e contribuísse também para a geração de emprego e renda, e valorizasse a nossa cultura. Depois que o Festival de Inverno Rio nasceu e ganhou relevância nacional, pensamos em um festival temático, que pudesse fazer o público reviver momentos marcantes dos anos 90”, conta o sócio-fundador e diretor da PECK, Péricles Mecenas.
“Criar um festival inteiro voltado para o marketing de nostalgia foi uma aposta em 2024. O resultado foi tão incrível que estamos produzindo a segunda edição do projeto, homenageando o pagode dos anos 90”, explica a sócia e diretora de comunicação e marketing da PECK, Andrea Mecenas.
Para a distribuidora de energia elétrica Enel Brasil, a parceria com a PECK vai ao encontro do momento atual da empresa. “O Festival de Inverno Rio enaltece a brasilidade e a sustentabilidade como poucos eventos conseguem fazer. E a Enel acaba de anunciar uma nova marca no país, com as cores e o nome do Brasil, para reforçar ainda mais a proximidade com seus clientes. Não poderíamos estar mais felizes em promover um festival tão bonito, com artistas nacionais de diferentes estilos que revelam a potência cultural brasileira”, destaca Hélio Muniz, diretor de comunicação da Enel Brasil.
Segundo a Vivo, estar no Rio de Janeiro com um evento tão marcante é uma oportunidade única. “Celebrar um período emblemático da nossa música em uma cidade tão importante reforça o nosso posicionamento de uma marca que fomenta a cultura do país”, afirma Sabrina Romero, gerente sênior de marketing da Vivo.