O Banco CBSS, instituição financeira de serviços digitais, e a KeroGrana – fintechque que oferece a contratação de empréstimo pessoal online – anunciam parceria para oferecer novas possibilidades de crédito com foco no público feminino. A meta da KeroGrana é fazer R$ 60 milhões em empréstimos em 2019.
De acordo com levantamento do portal Konkero, o maior portal de finanças pessoais do País, as mulheres representam 58% do total de internautas que buscam informações sobre finanças. Apenas no ano de 2018, foram 8,5 milhões de mulheres que acessaram a plataforma em busca de informações para tomar melhores decisões financeiras. O crescimento do protagonismo financeiro feminino e a ausência de serviços no meio digital que pensem na experiência da mulher, motivou o empreendedor serial Guilherme de Almeida Prado – fundador da Konkero – a criar o negócio de impacto social KeroGrana.
As parcerias do Banco CBSS com as fintechs funcionam a partir da união das especialidades de cada um: o CBSS entra com a solidez e a experiência na oferta de crédito (incluindo a concessão de crédito em si, compliance,pricing, análise de crédito e gestão da inadimplência), enquanto as fintechs representam a abertura de novos canais de vendas a partir de sua especialização digital, na segmentação e oferta de valor aos seus determinados públicos e, em especial, na experiência do usuário diferenciada que proporcionam.
Segundo Carlos Giovane, presidente do Banco CBSS, a parceria com a KeroGrana deve unir forças para promover a inovação em produtos de crédito, criando novas oportunidades para os clientes. “O empréstimo online é uma forma de democratizar o acesso ao crédito, ao mesmo tempo que dá mais segurança e privacidade ao cliente. Hoje, é possível fazer tudo online. E quando consideramos que temos 69% da população conectada, é no ambiente online que estão as maiores oportunidades”, comenta Giovane.
No Brasil, as fintechsde empréstimo pessoal online devem movimentar algo em torno de R$ 500 milhões em 2018, o que representa menos de 1% do mercado de empréstimo pessoal. “Como o processo de empréstimo online é mais ágil, menos burocrático e mais acessível, a expectativa é que esse mercado ainda vá crescer dois dígitos anuais nos próximos anos. Uma pesquisa realizada pela Plano CDE em 2016, apontou que 57% das classes C, D e E possuem conta bancária, mas apenas 7% utilizam mais de uma vez por mês. O indicador revela o baixo conhecimento desse público com os produtos bancários. Essa é uma oportunidade para que jovens e adultos tenham acesso a crédito, sem precisar ir a uma agência, apenas criando uma conta corrente”, analisa Marta Luconi, diretora de Marketing e Comercial da KeroGrana.
Entre os diferenciais da KeroGrana, destaque para a experiência de solicitação de crédito sem enrolação, linguagem de fácil entendimento (sem economês), taxas de juros atrativas, um banco de alta confiabilidade (CBSS é o banco digital criado pelo Bradesco e Banco do Brasil) e um olhar mais atento ao público feminino. De acordo com dados da Konkero, as mulheres se sobressaem em todas as temáticas de finanças pessoais.
O predomínio do acesso feminino se dá nas seções “Seus direitos” – que apresenta dicas de direitos que fazem o dinheiro render mais, com 64,5% –; seguido de “Ganhar dinheiro” com 64,4%. Nessa seção, as mulheres acessam o conteúdo voltado à busca de renda, volta ao mercado de trabalho ou dicas para conciliar o tempo entre o cuidado com os filhos e formas de complementar o orçamento.Nas seções “Economizar” e “Negociar dívidas”, as mulheres lideram os acessos com 61,8% e 60,5%, respectivamente. “Percebendo esta demanda da mulher por entender mais de finanças pessoais, estamos desenvolvendo produtos a serem oferecidos gratuitamente à base de clientes para ajudá-las a fazer um melhor planejamento do orçamento doméstico e aumentar seu poder de compra”, afirma Marta.
Além da KeroGrana, o Banco CBSS também trabalha em parceria com 14 fintechs, incluindo Guia Bolso, Geru, Bom Pra Crédito, Lendico, Finanzero, MoneyDot e Wecash.