Café da Manhã é o 1º podcast patrocinado do Spotify na América Latina

O Café da Manhã, podcast de notícias mais ouvido do Brasil no Spotify é o primeiro podcast patrocinado da América Latina na plataforma. A co-produção entre Folha de S. Paulo e Spotify será patrocinada pela Nestlé e pela Starbucks at Home, por 3 semanas, com início dia 29 de abril. Nessa inserção estão inclusas menções à marca nos episódios durante o período da campanha, além de cobranded mídia e pre-rolls.

O podcast, que teve seu primeiro episódio no dia 1º de janeiro de 2019, vai ao ar com novos episódios todas as manhãs e é conduzido por Rodrigo Vizeu e Magê Flores. O Café da Manhã aborda os mais diversos temas, como política, economia, esportes, etc.

Na semana passada, foi anunciada uma parceria entre as duas empresas, com foco na linha Starbucks at home. Com isso, a Nestlé passou a vender no Brasil os cafés da Starbucks em cápsulas para os sistemas Nespresso e Dolce Gusto, além de pó de café torrado e moído. O Brasil foi um dos primeiros países a receber os produtos, ao lado de Bélgica, Chile, China, México, Holanda, Coréia do Sul, Espanha e o Reino Unido.

O investimento do Spotify em podcasts é uma boa notícia não só para os ouvintes, mas também para as marcas. Com uma audiência crescente e engajada, os podcasts representam uma oportunidade de áudio complementar à música. Prova desse crescimento é que de abril de 2017 a abril de 2018, o aumento no número médio de ouvintes de podcast diários no Spotify foi de 330%. São dados que estão em constante mudança e em constante crescimento.

As marcas podem aproveitar os podcasts de várias formas, como pre-rolls, host reads, patrocínio de playlists associadas aos shows, anúncios de áudio cobranded, além de inserções da marca, como nas capas dos próprios podcasts, e menções. A mensagem é amplificada quando o anunciante conecta sua mensagem ao tópico ou tema do podcast, de modo relevante e dentro do contexto. Outro dado importante baseado nesse uso de anúncios é que 73% dos ouvintes querem que os anúncios se ajustem ao tom e estilo do podcast.