quinta-feira, dezembro 26, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoAPRO e Sebrae apresentam a primeira Bíblia Transmídia do Brasil

APRO e Sebrae apresentam a primeira Bíblia Transmídia do Brasil

A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apresentam ao mercado audiovisual a primeira Bíblia Transmídia do Brasil e da América Latina. A iniciativa do Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” visa apoiar o desenvolvimento de projetos multiplataformas com base na metodologia MAMP (Multi Audiência Multi Plataforma) criada pelo grupo e Associação EraTransmídia.

O Guia foi elaborado por Rodrigo Dias Arnaut, pesquisador, curador, presidente da EraTransmídia e professor do curso sobre o mesmo tema na FAAP, com colaboração de Rodrigo M. Terra, Diretor de TV e Vídeo, criador de formatos televisivos multiplataforma e consultor transmídia; e a revisão final foi feita por Dimas Dion, Diretor de Comunicação e Solange Eiko Uhieda, Vice Presidente, ambos da EraTransmidia. A metodologia apresentada é composta por cinco etapas que tem por objetivo auxiliar os empresários do setor na criação e desenvolvimento de projetos transmídias. As fases foram nomeadas por Universo Ficcional, Audiência, Janelas e Suportes, Estratégia e Empreendedorismo. Os capítulos indicam como aplicar a técnica MAMP na elaboração de cada etapa de uma Bíblia Transmídia.

Com a execução da cartilha, o Brasil será precursor em inovação na área da comunicação, cultura e entretenimento. O guia se torna um incentivo para o mercado e chega para apoiar uma cadeia produtiva única, e assim garantir um ciclo de vida maior aos projetos e melhor rentabilidade às produtoras. “A expectativa é de que o uso da Bíblia Transmídia traga oportunidades para inserção das empresas brasileiras no cenário mundial de produtos audiovisuais em que franquias e propriedade intelectual são quesitos potencialmente ativos, além de agregar valor ao setor e maior competitividade ao mercado audiovisual brasileiro” explica Odete Cruz, gerente executiva de capacitação da APRO.

O Guia traz ainda um “checklist” como forma de validação dos processos que facilitarão a produção e movimentação de cada projeto. Segundo Arnaut, “os empresários do setor poderão utilizá-lo durante o desenvolvimento do projeto transmídia para conferir se os conceitos e tecnologias se aplicam ao trabalho realizado e assim garantir inovacão com resultados consistentes para sua viabilização, produção e distribuição multiplataformas”. “O trabalho do profissional do audiovisual estará mais consoante com esse novo drive de inovação que movem as artes, o consumo e o comportamento de nossa audiência, cada vez mais conectada. Depois que lerem e praticarem em suas empresas os conceitos e aprendizados bem detalhados no Guia, o ganho de conhecimento e performance em seus negócios será sentido em curto e médio-prazo com certeza.”, completa Rodrigo M. Terra.

O programa “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).

 

 

Artigos relacionados

Novidades