Na noite desta quinta-feira (7), foram divulgados os vencedores do WHEXT Awards 2023, premiação que visa valorizar a produção audiovisual publicitária, em cerimônia de encerramento do festival, realizada no Centro Brasileiro Britânico. O WHEXT – “Back to The Future” é uma realização da APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais em parceria com a FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida em convênio com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
A 6ª edição do festival, além da parceria com a ApexBrasil, teve os patrocínios da Spcine – empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo -, da Shutterstock e da Esferas. O festival ainda contou com os apoios da AdsMovil, Affinité, Ampfy, Arquivo da Propaganda, At FIVE London Dry Gin, Café Royal, D&AD, Dirty Work, Hotel Canopy, Extreme Reach, GoAd Media, Meio & Mensagem e Satelite Audio. Todo o evento contou com cobertura realizada por jovens talentos formados pelo Instituto Criar.
A abertura da cerimônia de premiação do WHEXT 2023 – “Back to the Future” ficou por conta da cantora Alice Caymmi. Em seguida, Marianna Souza, presidente-executiva da APRO e head do WHEXT, entregou os prêmios aos vencedores da 6ª edição da cerimônia. “A premiação é muito aguardada por todos no nosso setor, pois é um o único festival que dá luz a profissionais muitas vezes invisibilizados. É o momento de reunir nossas equipes técnicas e de celebrar o craft e o nosso mercado de produção, sem esquecer é claro dos vencedores”, afirma Marianna.
Neste ano, além da premiação, o evento contou com uma instalação com os filmes mais emblemáticos das últimas 5 décadas, como uma forma de celebrar os 50 anos da APRO e resgatar a memória da produção publicitária.
O WHEXT – “Back to the Future” ainda reforçou os pilares ESG, em especial o Social e a Governança, por meio de conteúdos focados no etarismo, no movimento contra o assédio no audiovisual (Corta!) e na promoção de novos talentos no mercado.
Como uma forma de aproximar o mercado internacional de profissionais nacionais, o festival também trouxe a rodada de negócios WHEXT Connection, realizada em parceria com a ApexBrasil. Os convidados internacionais, ademais, tiveram a oportunidade de explorar locações da cidade de São Paulo. “O mercado internacional vem se mostrando cada vez mais promissor. No último ano, as produtoras associadas exportaram um total de USD 34 milhões. A capital paulista é um dos principais destinos de produções internacionais no Brasil com 25% do total de filmes, perde apenas para o RJ. Por isso, transformar o WHEXT em uma plataforma de negócios é essencial para ampliar a troca entre os profissionais brasileiros e os estrangeiros”, complementa Marianna.
Ao longo do dia, o Centro Brasileiro Britânico recebeu 600 pessoas, que assistiram 7 painéis e 5 oficinas, que contaram com a participação de 31 palestrantes, sendo 3 convidados internacionais. Também foram realizadas 25 rodadas de negócios que reuniram 9 empresas.
Entre os destaques desta edição estão as palestras: Etarismo, desafios e oportunidades no Mercado Audiovisual, que contou com a participação das mulheres 50+ Camila Faus, Krishna Mahon, Isabela Mendes, Egnalda Côrtes e Candice Pomi; Aceleração de Carreiras – As Vozes Diversas no Audiovisual, powered by Spcine, com Marina Baião, Luciana Bobadilha e Lorrana Souto; MeToo Brasil & Corta! Renovando o Compromisso do Pacto Anti-Assédio no Mercado Audiovisual, com Marina Ganzarolli, presidente e fundadora do MeToo Brasil e Marianna Souza, presidente-executiva da APRO & Porta-voz do Movimento Corta!; e O impacto da Inteligência Artificial na produção audiovisual, que teve Matthew Loranger, Domênico Massareto, Eduardo Acquarone e Janaina Austin como palestrantes.
O homenageado(a) do ano foi o diretor Julio Cezar Xavier da Silveira
Confira os vencedores da 6ª edição do WHEXT:
Produção de Elenco: Flávia Cocozza
Direção de Arte: Taísa Malouf
Produção de Figurino: Marina Vieira
Direção de Produção: Guilherme Valiengo
Assistente de Direção: Flavio Lanfredi
Edição: Rami D’Aguiar
Pós-Produção: Cirilo Bonazzi
Produção de Áudio: Kito Siqueira, Roberto Coelho e Hurso Ambrifi – Satélite
Direção de Fotografia: Pierre de Kerchove
Direção (Animação): COLOSSAL
Produção Executiva: Renata Dumont – Stink
Revelação: Ricardo Souza
Direção (Live-action): Vellas
Contribuição para o Mercado: Julio Xavier