O QuintoAndar, maior plataforma de moradia do Brasil, se alia ao combate à dengue em São Paulo unindo seu portfólio de casas ao programa de biotecnologia inovador da Oxitec, multinacional britânica líder no desenvolvimento de soluções de controle biológico de insetos. Com o nome de “Casas contra Aedes”, o QuintoAndar dá visibilidade a uma tecnologia inovadora em uma campanha de conscientização para ajudar na dura batalha contra o Aedes aegypti, com o Dr. Drauzio Varella como embaixador da ação.
Entre janeiro e março de 2023, o Brasil registrou mais de 300 mil casos de dengue – uma alta de quase 44% em relação ao mesmo período de 2022, segundo o Ministério da Saúde. Só na cidade de São Paulo, foi registrado um aumento de 47% em janeiro e fevereiro, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Quando somamos a este quadro alarmante o acúmulo de água gerado pelas chuvas históricas deste verão — segundo o INMET e o CEMADEM, pelo menos 14 capitais brasileiras, incluindo São Paulo, registraram chuvas acima da média histórica — fica evidente um cenário em que é preciso que mais ações de combate ao Aedes aegypti sejam criadas.
Em parceria com a Oxitec, o QuintoAndar inova mais uma vez — agora na luta contra o mosquito. A marca traz para as casas em seu portfólio a solução Aedes do Bem™: os imóveis receberão caixas contendo ovos de mosquitos machos que carregam uma característica autolimitante. A partir das caixas, os Aedes do Bem™ se dispersam pela área urbana ao redor, procurando ativamente por fêmeas Aedes aegypti para se acasalarem. As fêmeas que acasalam com o mosquito autolimitante geram apenas mosquitos machos (que não picam) – as fêmeas (que picam e transmitem doenças) não sobrevivem até a fase adulta. O resultado disso é o controle da infestação do mosquito na área tratada. Esta é a primeira vez que a tecnologia é utilizada em uma parceria entre duas empresas de ramos diferentes, mas unidas em um mesmo objetivo — democratizar a luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika, Chikungunya, febre amarela, entre outras doenças.
“Os mosquitos autolimitantes são novos aliados na luta contra o Aedes Aegypti. Eles podem ajudar muito no combate à dengue, mas precisam estar associados às práticas já recomendadas anteriormente. Mantenha a atenção redobrada para evitar água parada dentro de casa. Quanto mais prevenção, melhor”, afirma o Dr. Drauzio Varella, embaixador da ação.
“A luta contra a dengue precisa de todo apoio possível, pois tudo o que a gente puder fazer para contribuir com esse combate ainda vai ser pouco. Vamos ser o fio condutor da tecnologia, que faz parte do nosso DNA, e nos unir na luta contra a dengue, sem ferir o meio ambiente. Além disso, queremos dar visibilidade ao combate contra esse problema que afeta tanto a nossa população, principalmente nesta época de fortes chuvas como foi o verão desse ano”, explica a diretora de Marketing do QuintoAndar, Flávia Mussalem.
Como uma plataforma de moradia, o QuintoAndar tem o compromisso de ajudar as pessoas a viver melhor, e vai fazer isso se tornando mais um aliado no combate a essa doença que atinge toda a sociedade. Este mesmo projeto, Aedes do Bem™ da Oxitec, quando implantado em Indaiatuba fez com que a cidade paulista atingisse uma queda de 96% no número de contaminações.
“Colocamos nosso propósito de cuidar da casa das pessoas com a importância que isso merece, e queremos colaborar para trazer transformações positivas com benefícios reais para o cidadão comum a partir do uso da tecnologia e com conscientização. Também vamos distribuir centenas de caixas do Aedes do Bem™ gratuitamente para empoderar as pessoas na luta contra a dengue na sua região”, explica Mussalem.
Murilo Melo, ECD da GUT São Paulo, agência global independente responsável pela criação da ação, explica que a campanha tem como objetivo chamar a atenção do público para o formato inovador adotado pela plataforma de imóveis e trabalhar o conceito de “Morar Bem” associado a uma questão que atinge toda a sociedade.
“O QuintoAndar vem inovando constantemente, não só nos seus produtos, mas também em iniciativas para ajudar as pessoas a morarem melhor. A ideia é posicionar a empresa como um agente que colabora para transformações sociais positivas, gerando benefícios reais para o cidadão comum a partir do uso da tecnologia e de seu portfólio de imóveis. As pessoas poderão se inscrever gratuitamente no site para ter acesso à caixa e ajudar na luta contra a dengue na sua região. Ou seja, migramos de uma ação de marca para um serviço relevante”, explica Murilo.
A ação de Quinto Andar incluiu uma estratégia de reverberação por meio de influenciadores, conduzida pela MField, e com a participação de creators como Mari Kruger e Leticia Sarturi, além da página Choquei.
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: QuintoAndar
Produto: institucional
Título: Casas contra Aedes
Duração: 1×60″ + 1×30″ + 3×15″
Território: Brasil
ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Directors: Julia Mota e Lucas Adam
Creatives: Alpho Ramsay e Gabriel Marcondes
Managing Director: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Maira Bandeira
Account Maneger: Camila Arima
Account Executive: Wellington Faustino
CSO: Amanda Agostini
Strategy Director: Mercedes Barusso
Strategist: Tiago Tuiuiú
Head of Content: Patrícia Moura
Content Strategy Manager: Deyse Albiach, Bia Ferro e Tito Ribeiro
Influencer Curator: Isabella Lyra
Head of Media & Data: Nathalia Oliveira
Media Director: Guilherme Froiman
Media Supervisor: Guilherme Pereira
Media Coordinator: Vanessa Holanda
Media Assistant: Marcio Moraes
Head of Operations: Mariane Goebel
Head of Production: Julia Ramos
Producer: Cátia Nucci
Produtora: SugarCane
Diretor: Igor Selingarde
Diretor de Coordenação: Murilo Paiva
Atendimento: Paula Barbizan
Diretor de Arte: Thaís Seixas
Diretor de Fotografia: Heitor Pontes
Diretor de Produção: Janaína Mesquita
Figurino: Fellipe Zamberlan
Produtor de Elenco: Agência Haifa
Maquiagem: Abraão Kennedy e Iris Bittencourt
Montador: Igor Selingarde
Pós-Produção: Henrique Trendo e Gabriel Fontenele
Color Grading: Junior Xis
Finalizador: Olavo Ribeiro
Coordenador de Pós: Marcela Antunes
Produtora de som: Jamute
Desenvolvimento Landing Page: Puzzl Software House
Product Manager: Vinícius Alves
Product Owner: Gabriela Strang
Lead Frontend Developer: Ariê Furtado
Frontend Developer: Kétlin Tais
Frontend Developer: Cleber Lopes
Product Design: Phillipe Sobral
Produção ilustrações: Barca
Ilustrações: Jun Ioneda
Gestão de Projeto: Maira Begalli
Aprovação do cliente
CMO: João Chueiri
Diretora de Marketing: Flávia Mussalem
Diretor de Criação: Gustavo de Lacerda
Diretor de Comms & PR: Bruno Rossini
Coordenadora de Comms & PR: Larissa Camargo
Gerente de Criação: Mauricio Bina, Bruna Aragão
Gerente de Comunicação e Estratégia: Juliana de Oliveira
Especialista de Comunicação e Estratégia: Natalie Rodriguez e Lucas Machado
Head de Mídia: Vitor Kamada
Coordenadora de Mídia: Luisa Scrideli
Analista de Mídia: Larissa Missae Ishizaki, Raphael Pecorare e Wendy Ferreira
Gerente de Brand Engagement: Clarisse Medeiros
Analista de Social: Vitor Marques
Content Strategy: Marcos Vinicius Oliveira