sábado, novembro 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoAs suas embalagens podem estar com prazo de validade vencido

As suas embalagens podem estar com prazo de validade vencido

Hoje é o último dia da Fruit Logistica em Berlim, e a sensação é de literalmente percorrer o mundo de inovações, a evolução na comunicação deste segmento é um capítulo à parte. A busca por novas tecnologias de armazenagem, transporte, apresentação dos produtos nos pontos de venda e a preocupação com o descarte das embalagens estão no centro das discussões.

A área destinada às embalagens apresenta a preocupação com o meio ambiente, apresentando opções com novas tecnologias e materiais biodegradáveis. Pelo menos neste mundo aqui a era o plástico parece estar com os dias contados, e o papel segue como protagonista para as embalagens nesta nova era.

O Brasil ocupa a 4º posição como o país que mais gera lixo plástico no mundo.

De acordo com o WWF, mais de 104 milhões de toneladas de plástico podem poluir os ecossistemas até 2030 se não houver nenhuma mudança na relação com o material.

Em conversa com o Fabio Romagnoli, gerente comercial da Fischer Frutas, empresa brasileira que produz maçãs em Santa Catarina e exporta para o mundo todo, além de ser pioneira no licenciamento de marca com a maçã da Turma da Mônica, e é uma das empresas presentes no evento. Ele aponta que em uma recente pesquisa realizada pela empresa com os consumidores brasileiros sobre embalagens, mostrou que mais de 90% das pessoas afirmam que se preocupam com o meio ambiente, mas dão preferência para a a comodidade mesmo que a embalagem seja de plástico.

Mas o mundo gira na direção de sustentabilidade, e as empresas precisam evoluir e se adaptar aos novos desafios, hábitos e atitudes.

No que depender das inovações, às opções de novos materiais alinhados a um estilo de vida mais ambientalmente correto que a indústria apresenta no evento, as embalagens que agridem o meio ambiente estão com prazo de validade vencidos.

Afonso Abelhão é sócio e CEO da agência BigBee

Artigos relacionados

Novidades