terça-feira, abril 30, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesVivo reúne artistas plurais para celebrar os 100 anos

Vivo reúne artistas plurais para celebrar os 100 anos

Referência no apoio à cultura, a Vivo promove, entre 17 e 19 de fevereiro uma série de debates chamado “Semanas Diversas” com a proposta de conectar o movimento da “Semana de Arte Moderna de 1922” com a transformação vivida ao longo dos últimos 100 anos e a pluralidade do Brasil contemporâneo, sob o olhar da diversidade. Os encontros reúnem artistas, professores e pesquisadores, no Teatro Vivo, sempre das 19h às 21h, com ingressos gratuitos disponíveis via Sympla e Vivo Valoriza.

“A arte é uma expressão potente e genuína da diversidade brasileira. Nossa proposta é estabelecer diálogos sobre o movimento modernista que sacudiu a sociedade na época e relacioná-lo ao momento atual, como forma de valorizar e promover a diversidade”, comenta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

O encontro “Reverberações”, tema do dia 17, discute a inserção de pessoas trans nos sistemas artístico, social e político nos dias atuais, com a presença de Digg Franco, co-fundador da casa Chama e articulador político-cultural, Patrícia Wagner, curadora, crítica e mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP e Marina Mathey, atriz, cantora e diretora da ProduTrans com pocket show da cantora.

No dia 18, a temática trata das “Relações Descoloniais” e a as lutas que os grupos não-brancos têm para a inserção nos sistemas da arte e do design. No palco estarão a drag queen amazonense Uyra Sodoma (Emerson Munduruku), que promove em seus trabalhos a defesa da natureza e da sustentabilidade socioambiental, o designer Kevelin Oliveira, que por meio do design promove a reflexão sobre a cultura negra e direitos LGBTQIA+, Fernando Oliva, doutor em Crítica e História da Arte pela USP e participante da equipe curatorial do MASP. Além do debate, acontece a performance do grupo “Poetas Ambulantes”, apresentando poesia marginal contemporânea com trechos de Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade.

E por fim, dia 19, acontece “Modernismos”, reflexão sobre os desdobramentos dos Modernismos no início do Século 20 em diferentes perspectivas, com a participação do poeta Sérgio Vaz, ativista, criador da Cooperifa e da Semana de Arte Moderna da Periferia. No debate, estão Vinícius Spricigo, professor do departamento de História da Arte da UNIFESP, Renata Bittencourt, coordenadora do Educativo dos Instituto Moreira Salles e Lisette Lagnado, curadora da 11a  Bienal de Berlim, crítica de arte, pesquisadora e escritora.

Os encontros serão gravados e ficarão disponíveis no @Vivo.Cultura, no Instagram.

Artigos relacionados

Novidades