segunda-feira, dezembro 23, 2024
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Mudanças de hábitos de consumo, criatividade e inovação viabilizam surgimento de novos negócios e marcas na pandemia  

Dificuldades, criatividade e inovação são os “ingredientes” para o advento de novas iniciativas. Ou seja: problemas representam oportunidades. É fato que o momento atual de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, causador da pandemia de Covid-19, é permeado de obstáculos para indivíduos e organizações dos setores público, privado e social.

Por outro lado, a pressão e a instabilidade das circunstâncias têm funcionado como “combustíveis” para mentes inquietas e dispostas a agregar valor comunitário e mercadológico, com soluções para a gestão das causas e dos efeitos da pandemia.

As iniciativas partem de diferentes setores, locais, instituições e empresas, passando por produtos e serviços desenvolvidos a partir da criatividade propositiva em meio ao caos. Uma solução genuinamente brasileira lançada durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, é a linha Ipoclina Antisséptica, desenvolvida pela Vipotech, empresa referência em tecnologia sustentável para higienização.

O higienizador de mãos promove a assepsia e garante a proteção contra microrganismos nocivos à saúde. Especialmente desenvolvida para eliminar 99,9% de bactérias, vírus, germes e fungos, a solução natural é dermatologicamente testada e hipoalergênica.

“A matéria prima é o ácido hipocloroso, que é 80 vezes mais eficaz que o hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como alvejante de cloro. É a mesma substância produzida pelos glóbulos brancos do corpo humano, para destruir microrganismos invasores. Nasceu da nossa inquietação em propor uma solução eficiente voltada à desinfecção”, explica Marcos Andreatta, CEO da Vipotech. “O higienizador é livre de álcool, óleos e sulfatos. Também não prejudica o meio ambiente, pois é biodegradável. É o futuro da desinfecção”, garante.

Fundada em julho de 2020, durante a pandemia de Covid-19, a Vipotech, no entanto, “nasceu” antes: na mente de Marcos Andreatta.  “Surgimos com o propósito de causar um impacto positivo e duradouro na saúde e na sanitização, revolucionando as medidas de controle de infecções causadas por vírus e bactérias. O que não esperávamos era o surgimento de uma pandemia. Fizemos uma série de adaptações, do ponto de vista do negócio e do marketing, para nos adequarmos ao novo cenário. Uma delas foi investir ainda mais no e-commerce”, conta o empresário.

A fundação da Vipotech coincidiu com a expansão do comércio eletrônico no Brasil, que alcançou um novo patamar em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online abertas. O ritmo de crescimento no ano foi de 40,7% ao ano, segundo dados da 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro. O mapeamento é feito desde 2014 pelo PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp.

“Reflexo direto da pandemia de Covid-19, sentimos a necessidade de digitalizar completamente a nossa operação, nos adaptando rapidamente para o e-commerce, visto que os consumidores mudaram os hábitos e passaram a comprar mais pela internet. Fomos, mais uma vez, colocados à prova tendo que inovar e ser criativos. Não mais apenas e tão somente no desenvolvimento de produtos, mas agora também na gestão”, enfatiza Marcos Andreatta.

A maioria  dos antissépticos e desinfetantes comuns carrega produtos químicos tóxicos que ressecam a pele e costumam causar alergia ou irritações. A linha Ipoclina é livre de álcool e atóxica. Eis o grande diferencial em relação a outros produtos do mercado. É ideal para crianças e adolescentes.

“Nossa solução é à base de ácido hipocloroso, o HOCl. Quando produzido fora do corpo, o HOCl é uma solução biocida antimicrobiana eletrolisada que oxida e elimina bactérias, vírus, esporos e fungos”, explica Andreatta.

“É eficaz e de ação rápida. A superioridade da tecnologia dos nossos produtos está nas fórmulas mundialmente patenteadas que garantem estabilidade e segurança. O ácido hipocloroso é industrializado e comercializado em diversos países, como: Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Turquia e Japão, entre outros. A Vipotech é a primeira empresa nacional a industrializar e comercializar o ácido hipocloroso no Brasil”, finaliza o CEO.

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