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Vbrand reúne GSK ViiV Healthcare, MTV e Cine Group em projeto de Branded Entertainment no Dia Mundial do HIV/AIDS

No próximo dia 1º de dezembro, Dia Mundial do HIV/ AIDS, vai ao ar, na MTV, a série ‘Deu Positivo’, um doc-reality inédito, protagonizado por pessoas reais que convivem com o vírus HIV. Elas mostram suas histórias com naturalidade e clareza, mas também lidam com preconceitos que, até os dias atuais, rondam a causa.

O projeto – idealizado pela Vbrand – foi criado para a para a farmacêutica GSK/ViiV Healthcare, multinacional especializada em saúde, sendo um exemplar claro do potencial do Branded Entertainment no Brasil, conceito já utilizado com sucesso no mundo e que começa a ganhar força no País.

“Deu Positivo” é a somatória de objetivos convergentes identificados pela Vbrand. De um lado está uma das maiores empresas globais de saúde (GSK/ViiV Healthcare), de outro, uma marca com sinergia completa com o público jovem (MTV) e, unindo esses dois players, uma causa que mobiliza a sociedade e, em especial, a geração Z: o dia a dia e os grandes estigmas envolvendo os  portadores de HIV.

A Vbrand enxergou esse cenário e apresentou o projeto de uma série que mostrasse, justamente, o cotidiano desses jovens para o time da GSK/ViiV Healthcare. A Cine Group se uniu ao desafio e coproduziu a série, identificando os personagens, a dinâmica de gravação e a finalização dos 3 programas que entram nos canais da MTV.

O formato do Branded Entertainment se mostra ainda mais eficaz quando há um propósito inserido no contexto. O HIV é uma das áreas-foco da GSK/ViiV Healthcare que tem desenvolvido diversas   atividades de conscientização sobre o tema. Foi possível criar um ambiente de interação subliminar da marca com seu público-alvo, que não é apenas mero espectador da ação e, sim, protagonista.

“Não é de hoje que reputação e responsabilidade social se tornaram importantes ativos para as marcas, e a Vbrand já havia discutido com a  GSK/ViiV Healthcare – antes mesmo da pandemia – sobre a relevância do entretenimento audiovisual para se conectar, de forma autêntica, com a geração Z, na sensibilização da causa do HIV. Quando idealizamos o projeto, sabíamos que o meio ideal para gerar essa conexão seria uma plataforma multimídia como a MTV e a parceira para uma produção de qualidade, inquestionável seria a Cine Group. O resultado dessa jornada de cocriação, de Branded Entertainment na essência, é essa série emocionante, impactante e que traduz, genuinamente, o propósito da marca” , explica Fernanda Menegotto, sócia-diretora da Vbrand.

No Brasil, mais de 900 mil pessoas vivem com HIV1. Dados publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2018, das pessoas que vivem com HIV no Brasil, 85% já fizeram teste; destas, 78% estão em tratamento e, desse percentual, 93% apresentam supressão viral1.

“Ao longo dos anos a GSK/ViiV Healthcare tem desenvolvido diversas ações para desmistificar questões em torno do tema HIV, especialmente para jovens entre os quais há um aumento do número de infecções. Com a série “Deu Positivo”, mostramos através de histórias reais  que é possível viver com HIV, com qualidade de vida e não transmitir o vírus desde que esteja em tratamento e com carga viral indetectável. Projetos como esse trazem à tona a importância do tema para o enfrentamento do HIV/AIDS no país”, comenta Gunnar Riediger, BioTech Business Unit Head da GSK.

O DOC

Deu Positivo foi gravado durante a pandemia – sob todos os protocolos de segurança – e contempla três episódios inéditos. Na estreia, o doc-reality conta a história de Victor Bebiano, um multiartista de 23 anos que, recentemente, tornou público que convive com HIV. Victor namora há dois anos com o cenógrafo e aderecista Guilherme Custódio, formando um casal sorodiscordante.

Além do projeto visual encabeçado pelos dois, Victor decidiu gravar uma música e produzir um clipe que apresenta, em formato artístico, a pluralidade de corpos, rostos de pessoas que convivem com HIV. “Enquanto a gente não botar nossa cara, e mostrar quem a gente é, mostrar os nossos corpos, nossos rostos, mostrar como a gente vive, as pessoas vão continuar mantendo aquele estereótipo do passado”, afirma ele.

“A MTV sempre destacou a importância e se manteve envolvida em ações de prevenção ao HIV e, mais do que isso, com foco no combate ao preconceito que existe ao redor dessa questão ainda hoje. Entrar como parceiro desse projeto, desenvolvido e realizado pela GSK, Vbrand e Cine Group, reforça nosso compromisso em trazer esclarecimento e informação para nossa audiência”, afirma Tiago Worcman, Vice-Presidente Sênior de Marcas de Música e Entretenimento da ViacomCBS América Latina.

Na busca pelos personagens ficou evidente o medo de abrir a sorologia. Foi um processo liderado pela Cine Group, muito particular e de crescimento para toda a equipe de pesquisa, em especial pela responsabilidade de manter o sigilo sobre a sorologia das pessoas que preferem não divulgar essa informação, que é um direito delas, assegurado por lei. “Nos enche de orgulho termos contado essas histórias, de estarmos ao lado dessas pessoas que, acima de tudo, são corajosas, são inspiradoras.”, explica Luciana Pires – Produtora Executiva da Cine Group.

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