sábado, maio 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosThe Led apresenta soluções para monetizar supermercados

The Led apresenta soluções para monetizar supermercados

Tema predominante dentre as principais tendências mercadológicas globais, o retail media possibilita a veiculação de conteúdo publicitário em pontos de venda físico, principalmente aqueles com intenso movimento de público, onde se destacam os supermercados.

Essa estratégia, que provoca forte impacto no incremento financeiro dos estabelecimentos, tem despertado, cada vez mais, o interesse de fabricantes e marcas para promover seus produtos nos valiosos espaços de divulgação gerados pelos painéis de LED nos supermercados.

Essa crescente demanda acontece, principalmente, pelo fato da comunicação digital nos supermercados oferecer as condições ideais para impactar e influenciar o consumidor de forma direta e persuasiva, no momento exato quando acontece sua decisão de compra.

Não por acaso, as ações e vantagens do retail media foram os temas mais abordados e discutidos na última edição do NRF 2024, maior evento mundial de varejo, realizado em Nova Iorque no mês de janeiro. Dados divulgados durante o evento apontam que o aumento de receita dos supermercados americanos obtido com o uso da estratégia tem indicado crescimento, em alguns casos, de índices superiores a dois dígitos.

Para se ter uma ideia da relevância da monetização nos EUA, mercado que dita as tendências mundiais para o setor, o estudo “State of Digital Grocery: the Media Monetization Opportunity”, que ouviu 161 líderes do setor supermercadista e 67 executivos da indústria nos Estados Unidos, revelou que 86% dos varejistas precisam de mais fontes de receita para que suas operações digitais se tornem lucrativas, e 78% avaliou que a monetização das propriedades de mídia do varejo (telas LCD, displays e gôndolas nas lojas, banners e espaços nobres nos sites) é uma oportunidade relevante. A pesquisa também apontou que, via retail media, 63% dos entrevistados estão se integrando a plataformas de monetização de mídia ou avaliam essa possibilidade.

No Brasil, o potencial de negócios do marketing de varejo também é bastante expressivo, sinalizando o retail media como uma ferramenta obrigatória para inserir o setor de supermercados como plataformas protagonistas do planejamento publicitário. Segundo dados da Insider Intelligence, o país registrou um salto de US$ 1 bilhão para mais de US$ 30 bilhões, posicionando o mercado nacional na segunda posição no ranking de mercados que registraram o maior crescimento nos investimentos em publicidade de mídia no varejo, com previsão de crescimento de cerca de 43,5% em 2024.

Nesse cenário, a comunicação digital com painéis de LED ganha destaque ao integrar possibilidades como direcionamento de conteúdo para diferentes perfis de consumidor com base em hábitos comportamentais e de consumo e a criação de experiências imersivas e interativas para o envolvimento e conexão do cliente.

A The LED, maior e mais criativa empresa brasileira em comunicação com painéis de LED, apresenta na APAS 2024 diversas soluções para retail media para estimular a comercialização de publicidade nos supermercados, incluindo a solução inédita e exclusiva de compra direta através dos painéis digitais.

Com cases de sucesso, já implantados em redes líderes do setor, como Carrefour, SAM’s Club, Natural da Terra, Roldão, Dalben e Pão de Açúcar, entre outras, a The LED aposta nas tendências de comunicação nos pontos físicos, onde os consumidores passam a valorizar serviços aliados a novas experiências e mídia.

Durante a Apas Show 2024, a empresa visa reforçar essa tendência global, compartilhando sua experiência com os profissionais do mercado, com a participação de Richard Albanesi, CEO da empresa e um dos principais especialistas brasileiros em estratégias digitais para a jornada de consumo, no painel “Retail Media: o futuro da comunicação no PDV”, dividindo o auditório com Paulo Mariano, gerente de digital media, dados e monetização do GPA.

Segundo Richard Albanesi, o setor de supermercados, por concentrar milhares de marcas e opções de consumo, é um dos principais sinalizadores de hábitos e tendências de comunicação, características que reforçam a digitalização como a melhor opção para pontos de venda e marcas se destacarem.

“Dentro desse segmento extremamente competitivo e mediante as novas necessidades do consumidor, o varejo supermercadista precisa voltar sua atenção para oferecer uma experiência de compra mais completa, que visa fidelizar e surpreender o cliente com facilidades, informações e direcionamentos para uma dinâmica de consumo memorável”.

“O crescimento da comunicação digital com painéis de LED no setor demonstra o potencial da ferramenta para atender todas as necessidades dos agentes envolvidos na cadeia de consumo, desde a indústria, que obtém novos espaços para reforçar suas estratégias de trade marketing, passando pelos comerciantes, que ganham competitividade e novas fontes de receita, até o envolvimento do consumidor final, que agrega valor e experiência à sua jornada de compras. Atualmente, é a única e mais acessível solução para integrar os diversos canais de venda e ferramentas tecnológicas, gerar dados, personalizar conteúdos e possibilitar a interatividade e envolvimento do consumidor”, conclui Albanesi

Segundo o executivo, dentre os diversos ambientes de consumo, os supermercados representam os que oferecem as melhores oportunidades de relacionamento com os consumidores e também para promover a interação de marcas com seus respectivos públicos-alvo.

Saiba mais:

www.theled.com.br

Artigos relacionados

Novidades