No próximo sábado, em entrevista no Programa Show Business, apresentado por Sonia Racy, o publicitário Nizan Guanaes passa o ano a limpo, faz críticas a comunicação do governo Michel Temer e ao poder do Google e do Facebook, a Operação Lava Jato e o fato do País estar sendo passado a limpo. Tudo isso em 45 minutos de conversa.
Nizan Guanaes é um dos mais importantes publicitários brasileiros e sócio-fundador do Grupo ABC, conglomerado de comunicação, que, atualmente, atende 300 clientes, e adquiriu 20 empresas digitais só em 2016.
Membro de Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da presidência da República, ele apoia as “medidas amargas e impopulares” de Temer, mas disse que o governo tem um erro capital: “a forma de se comunicar é errônea. Como pode 63% da população ser contra a PEC 55? Subestima-se o poder da comunicação e ela é vital. Um bom governante tem que ser um exímio comunicador”, afirmou enfático.
Apesar de ser fã dos grandes avanços tecnológicos – a ponto de estar por dentro de assuntos discutidos no Vale do Silício, Guanaes criticou o enorme poder do Google e do Facebook: “Essas empresas têm poder demais. Ainda não são submetidas a regras regulatórias, mas estão caminhando nesse sentido”, comentou. “Como pode nos dias de hoje ainda vermos centenas de notícias mentirosas na internet?”
Além de comentar o desenrolar do governo Temer, o publicitário também falou à jornalista sobre a Operação Lava Jato e, novamente, enfatizou a importância da comunicação. “Temos de ter orgulho de estar resolvendo nossos problemas democraticamente e contar isso ao mundo. Qual é o país emergente que tem a capacidade de se passar a limpo?” E foi categórico ao afirmar que o Brasil é um dos países que mais cresceram no século XX. “A elite brasileira precisa de valores modernos. Dinheiro sem educação é um perigo.” Outro problema, segundo ele, é o atraso das leis no Brasil.
O Show Business vai ao ar dia 7 de Janeiro, pela Band, na madrugada de sábado para domingo, às 0h20, logo após o Top Cine, com reapresentação na madrugada de domingo, à 1h15. Na NGT, o programa tem reprise às quintas-feiras e aos sábados, às 20hs e às 21hs, respectivamente.