O GLOBO lança “Capital”, coluna sobre empresas e negócios

Estreou nesta quarta-feira (24), a nova coluna do jornal O GLOBO sobre empresas e negócios. “Capital” chega ao site do jornal com temas ligados ao dia a dia das empresas, as transformações no mundo dos negócios, o futuro do trabalho e as opiniões de grandes empresários e executivos, sempre situando o leitor sobre o que é notícia no universo corporativo, inclusive diante da pandemia do novo coronavírus.

Com atualização diária no site, a nova coluna traz ao longo do dia informações exclusivas, bastidores, análises, entrevistas e uma cobertura ágil do noticiário empresarial. Aos sábados, Capital terá um espaço na edição impressa do jornal, com conteúdo mais aprofundado sobre assuntos selecionados.

A seção é editada de São Paulo pela jornalista Mariana Barbosa, que já cobriu Negócios em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Brazil Journal. No Rio de Janeiro, a coluna conta com o repórter Rennan Setti, que vem acompanhando o noticiário de finanças e infraestrutura no GLOBO nos últimos seis anos.

A coluna também estará atenta ao que é tendência no setor internacional de negócios, analisando e contextualizando aquilo que tem potencial de influenciar o mercado local e a atuação de companhias brasileiras.

“O que se passa no mundo das empresas interessa a todos: seja o leitor um consumidor preocupado com as práticas e responsabilidades das marcas ou um investidor que tem ação na Bolsa e quer acompanhar o desempenho da companhia”, analisa a colunista Mariana Barbosa.

“No momento em que milhões de brasileiros se tornam investidores, o que acontece no mundo das empresas ganha especial importância para o leitor, que precisa de informações para tomar decisões”, complementa o jornalista Rennan Setti.

Capital estreia em um momento especialmente desafiador para as empresas por conta da pandemia do coronavírus, que vem provocando uma retração econômica sem precedentes, desafiando modelos de negócios já estabelecidos e derrubando o faturamento de grande parte das companhias. Com isso, o espaço buscará atender à demanda crescente dos leitores por informações sobre os negócios que tentam mudar, se adaptar ou se reinventar durante a crise.

“Percebemos um interesse renovado do leitor em saber como as empresas se adaptam em um mundo de rápidas transformações, o que já era realidade no ambiente corporativo mesmo antes da pandemia. A coluna vai trazer essas informações, com agilidade e leveza”, afirma Luciana Rodrigues, editora de Economia do GLOBO.

Além do site do GLOBO, os leitores poderão acompanhar as notícias da coluna Capital por meio do perfil do jornal no LinkedIn, que será abastecido com links para as notas e análises ao longo do dia.