Josimar Melo une gastronomia e arte em novo programa do canal Travel Box Brazil

Afim de refletir diversidade da culinária brasileira, o canal Travel Box Brazil anuncia para o dia 3 de julho a estreia do “Comida é Arte – Terroir Brasil”, programa apresentado por Josimar Melo, respeitado crítico gastronômico do país.

Munido de uma vasta experiência e dono de uma biografia excepcional, Josimar apresentará a identidade gastronômica brasileira aos telespectadores do canal, partindo da premissa de que a culinária e a arte são dois ramos interligados. Para tanto, os diretores Bárbara Cunha e Paulo Caldas, da 99 Produções, produtora audiovisual responsável pelas gravações do programa, desenvolveram a série em uma narrativa documental, acompanhando o apresentador em uma jornada por diversos estabelecimentos culinários e terroirs (áreas cujo solo, microclima e ocupação humana são favoráveis para o desenvolvimento de determinados alimentos).

A primeira temporada da série advém do questionamento “de onde venho, e o que a minha terra tem?”. Por isso, neste primeiro momento Josimar Melo escolheu explorar a cultura gastronômica dos dois estados que mais fazem parte de sua vida: Pernambuco (onde nasceu) e São Paulo (estado em que desenvolveu a carreira e vive até hoje). Ele apresenta pratos e ingredientes típicos, dá dicas aos telespectadores e também entrevista chefs, artistas, produtores e demais profissionais ligados à área para demonstrar a importância e o valor de cada cozinha regional e, claro, saber a opinião de cada um a respeito da gastronomia enquanto arte.

Entre o conteúdo filmado em Pernambuco, consta no roteiro uma visita ao Mercado de São José, na capital Recife, para entender a variedade de peixes e frutos do mar disponíveis na região. Josimar também visita produtores de queijo e de mandioca no interior do estado, e apresenta ao público pratos como a buchada de bode e a Cartola, uma saborosa sobremesa típica que une queijo e banana em um só prato. Ainda no Nordeste, o apresentador conhece um fotógrafo que retrata a estética gastronômica em suas imagens, e visita o ateliê de José Patrício, artista plástico de renome internacional.

Já na segunda fase do programa, em São Paulo, Josimar visita o Mercado Municipal para conhecer de perto a produção dos famosos sanduíches de mortadela e de pernil. O telespectador também poderá conferir a rotina de uma artista cujo trabalho é sobre estética gastronômica.

“A discussão sobre se comida é arte é antiga, mas não há dúvida de que ambas são produto cultural de um meio geográfico e social. Nesta primeira temporada do programa, começamos a investigar de que forma se dá este paralelo entre a gastronomia e outras manifestações artísticas nascidas numa mesma região, começando por dois estados de cultura rica e vasta, Pernambuco e São Paulo”, afirma Josimar Melo.

“Sempre me interessei pela gastronomia e costumo viajar para conhecer o mundo através dos sabores locais. Assim, buscava entender o papel da comida na construção de nossa identidade, e nessa série, fizemos isso, no formato de um papo saboroso em encontros entre grandes nomes da arte e da gastronomia”, conta Paulo Caldas, um dos diretores da série.

“Todos os aspectos da comida são culturais. É possível compreender o modo como uma sociedade vive analisando como ela se relaciona com os alimentos. Além disso, a comida preserva a memória de um povo. Sendo a comida parte de nossa identidade e cultura, teria ela o status de arte? Na série Comida é Arte – Terroir Brasil, respondemos a questões como esta, de forma leve e deliciosa”, finaliza Bárbara Cunha, também diretora da obra.

O programa “Comida é Arte – Terroir Brasil” poderá ser conferido a partir de 3 de julho no canal Travel Box Brazil.