sexta-feira, abril 26, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosCanal Rural terá TV educativa para profissionais do campo

Canal Rural terá TV educativa para profissionais do campo

Os telespectadores brasileiros terão uma nova emissora de TV a partir do dia 21 de junho. O Canal Rural X, é o segundo veículo do Canal Rural, que nasce com viés educativo e com foco nos profissionais do campo. O Sistema CNA/SENAR – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – é o principal parceiro do novo Canal e leva para a TV uma programação de seis horas diárias voltada à qualificação e atualização de profissionais do campo.

A emissora atingirá inicialmente três milhões de lares que detêm antena parabólica digital no País e apresentará um novo conceito de sala de aula. Usando recursos tecnológicos, cenário modular e mix de informação e entretenimento. O canal criará ambiente mais atrativo de ensino para a audiência.

Teremos recursos com câmeras robóticas no estúdio, promovendo um conceito de educação sem cara de sala de aula. O cenário terá três ambientes, com direito à plateia, bancada para apresentação dos professores, telas interativas de 75 polegadas e outros recursos que moldam o estúdio a cada programa”, destaca Julio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural.

Contribuir para a qualificação da mão de obra de quem atua no campo sempre foi o objetivo estratégico do Canal Rural. Segundo Donário Lopes de Almeida, presidente da empresa, a capacitação faz parte da evolução do agronegócio e a parceria com a maior entidade representativa do setor possibilitou a criação de uma grade rica para o aperfeiçoamento da audiência. “Essa aproximação com o Sistema CNA/SENAR é importante, porque nos mantém conectados com os sindicatos de produtores nas mais diversas regiões, culturas e cadeias. Só assim conseguiremos entender melhor quem é esse produtor, o que ele precisa e como podemos servi-lo”.

A grade do Canal Rural X terá seis horas de conteúdo educativo exclusivo do Sistema CNA/SENAR (ao vivo e gravado), das 6h às 11h, faixa batizada de Canal do Produtor. O cantor, compositor e violeiro, Yassir Chediak e o jornalista Marcelo Lara ficarão à frente da apresentação, ao lado de outros professores e técnicos. No restante do dia serão veiculados documentários e programas especiais de cunho educativo do acervo do Canal Rural. O objetivo é utilizar essas 18 horas restantes como laboratório de experimentação para novos formatos de conteúdo.

Como forma de dar apoio à nova emissora, o Canal Rural também ganhará um novo programa específico sobre capacitação técnica em sua própria grade. O objetivo é difundir o trabalho feito pelo Sistema CNA/SENAR e convidar a audiência a acompanhar o Canal Rural X. Na atração Senar em Campo, Yassir visitará produtores que receberam o treinamento técnico da entidade, trazendo histórias de bastidores desses profissionais e sua produção.

Para a operação, o canal conta com estrutura completa dentro do Palácio da Agricultura, em Brasília (DF), antiga sede do Sistema CNA/SENAR. No local foi montado estúdio, onde operam as equipes de produção, técnica e de programação. Esse é a segunda unidade do Canal Rural no Distrito Federal. Para o projeto, 17 profissionais foram contratados e vão trabalhar em parceria com a sede, em São Paulo (SP). A capital paulista fica responsável por receber o conteúdo via fibra óptica e retransmiti-lo por satélite.

Outra novidade do Canal Rural X são os modelos de intervalos comerciais. Segundo o diretor comercial do Canal Rural, Marcos Gomez, a ideia é oferecer projetos de branded content em detrimento aos modelos tradicionais de 30 segundos. Se uma fabricante de tratores quiser anunciar, por exemplo, precisará fornecer conteúdo educativo.

“Queremos romper o modelo comercial clássico, com formatos de até três minutos que contenham serviços para a audiência. Já estamos conversando com marcas e entidades interessadas nessa proposta”, destaca Gomez.

Desde 2000, o Canal Rural mantém um departamento de branded content especializado em produzir conteúdo multiplataforma para anunciantes. Entre as marcas mais recentes que trabalharam o conceito, destaque para Volkswagen/MAN, Banco do Brasil, Massey Ferguson, JBS.

Artigos relacionados

Novidades