Bruno Manso estreia na VICE

O jornalista Bruno Paes Manso, repórter e blogueiro do jornal O Estado de S. Paulo por 11 anos, mestre e doutor em Ciência Política pela USP e um dos maiores especialistas em violência e segurança pública, passa a escrever na VICE.

Quinzenalmente, Manso abordará as razões e consequências do crescimento da cena criminal, do tráfico de drogas e do roubo no Brasil. Em artigos, análises e reportagens, o repórter investigará não apenas o extermínio de pobres nas periferias e o crescimento da população nas prisões, entre outros temas.

Formado em economia pela Universidade de São Paulo e jornalismo pela PUC-SP, Manso trabalhou no Estadão, na Revista Veja, Folha da Tarde e na Folha de S. Paulo. Atualmente faz pós-doutorado no NEV (Núcleo de Estudos da Violência da USP). Concluiu o mestrado e doutorado no departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou o crescimento e a queda dos homicídios na cidade. É autor do livro “O Homem X – Uma reportagem sobre a alma do assassino em SP”, que ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de melhor livro reportagem de 2006, e coautor do livro “Mascarados”, sobre os adeptos da tática Black Bloc em SP.

“Não se trata de julgar ou de dar opiniões, mas de tentar iluminar temas mantidos na sombra, escondidos em um canto escuro da cabeça, com o cuidado e urgência que merecem”, explica Manso. “São Paulo é às vezes autodestrutiva, que parece caminhar em direção ao abismo, e é esse movimento que quero mostrar nos meus textos para a VICE, aproveitando a sua linguagem e seu alcance com o público jovem”, completa o colunista.

Para o editor-chefe da VICE, André Maleronka, a chegada de Manso ao time de colunistas tem muito a ver com a linha editorial da VICE: “Se você transa notícias, você manja o Bruno Paes Manso. Suas apurações e sua capacidade analítica ao tratar da criminalidade — e sua relação intrínseca com o Estado — lhe renderam notoriedade no meio jornalístico. A sua colaboração buscará trazer uma perspectiva mais ampla do que ele já reportou até agora”, explica.

Sua primeira coluna já está no ar e pode ser lida no link: www.vice.com/pt_br/read/as-faccoes-no-brasil-e-a-ideologia-do-crime