terça-feira, julho 15, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosAwdio, plataforma da Watch, aposta na digitalização das rádios

Awdio, plataforma da Watch, aposta na digitalização das rádios

Com mais de 10 mil emissoras estabelecidas no país, o rádio é essencial na comunicação de notícias, cultura, cidadania e na educação de jovens e adultos. “Dessas, quase metade ainda não conta com receita publicitária significativa, o que demonstra um reflexo de um cenário no qual a tecnologia tem potencial para ser explorada”, reforça Daniel Almeida, CEO da Awdio, sistema de áudio da Watch, plataforma de streaming para provedores de internet (ISPs). Em um mercado dominado por plataformas globais, o rádio segue como um dos meios de comunicação mais populares do país. É no território de explorar melhorias tecnológicas para o formato que a Awdio surge com a proposta de digitalizar, conectar e monetizar o ecossistema radiofônico brasileiro.

Um estudo da Inside Audio 2023, realizado pela Kantar IBOPE Media, indica que 80% da população nas 13 principais regiões metropolitanas do país ouvem rádio. Os mesmos dados apontam que o streaming está crescendo em relação ao rádio convencional no total de audição AM/FM, sendo adotado principalmente entre pessoas de 25 e 54 anos.

“Pensando nisso, a Awdio nasceu para preencher uma lacuna de tecnologia: o rádio sempre teve um papel central na disseminação de informação no Brasil, mas precisa ser digitalmente integrado”, afirma Almeida. A vertente se sustenta em quatro pilares estratégicos: digitalização das rádios por meio de tecnologia proprietária, o Awdio Meeva; ampliação da audiência via base da Watch; geração de receita por publicidade com anúncios locais e mídia programática e democratização do acesso a dados, até então inexistentes para o segmento.

Atualmente, já são 25 mil ouvintes e 200 ISPs parceiros conectados no app que atua como ponte entre as rádios e o público digital, permitindo que as estações tenham presença online estruturada, métricas de consumo em tempo real, e novas oportunidades de monetização via streaming.

Diferente de outras plataformas, a Awdio oferece às rádios um dashboard dinâmico e analítico, com insights que antes não existiam nesse meio. As estações agora podem acessar, em tempo real, métricas como tempo de escuta, dispositivos utilizados, geolocalização e comportamento de consumo.

“O rádio nunca teve acesso a dados digitais de audiência. Com a Awdio, entregamos inteligência de dados e isso é fundamental para melhorar a programação, entender o público e, principalmente, gerar receita com publicidade contextualizada”, explica Almeida.

A publicidade também é personalizada com o uso de IA e dados de consumo, integrando o conteúdo à realidade local. Isso permite que provedores veiculem anúncios segmentados por geografia e perfil de usuário, transformando o rádio digital em uma nova frente de mídia programática regionalizada.

A Awdio oferece uma plataforma robusta e interativa, com 13 mil rádios globais, audiobooks clássicos e ferramentas como chat entre ouvintes e recomendações personalizadas. Para os provedores, isso representa uma vantagem competitiva, agregando valor ao serviço e promovendo retenção de clientes com uma solução de entretenimento rica e escalável.

A Watch, que já atua como um hub de conteúdo com filmes, séries, canais lineares e aluguel de lançamentos, vem se consolidando como o principal ecossistema de streaming para ISPs no Brasil. Com a Awdio, o grupo amplia ainda mais sua proposta de valor ao oferecer áudio como serviço — com opções de modelo mínimo garantido e possibilidade de up-selling para pacotes premium, como planos familiares e sem anúncios.

“Acreditamos que a digitalização do rádio passa pelos provedores. Eles conhecem o território, o público e têm a infraestrutura para entregar áudio com qualidade e escala. Com a Awdio, unimos inovação, conteúdo e dados para transformar uma mídia tradicional em uma nova fonte de receita e relevância local”, conclui Almeida

Artigos relacionados

Novidades