quarta-feira, agosto 13, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoRafael Barajas é a Inspiração da semana

Rafael Barajas é a Inspiração da semana

Impactado por um comercial de futebol na infância,  Rafael Barajas, personagem da semana da seção Inspiração do Blog do Adonis, fundou tempos depois uma plataforma de torneios para crianças e adolescentes.

O ano era 1982 e o Brasil iniciava sua trajetória para alcançar o topo da propaganda mundial. Em Cannes, Leões começavam a ser destinados a trabalhos de algumas agências como a DPZ, que já tinha em seu elenco o “Golden Boy” da publicidade nacional.

Mas o setor também apontava algumas revelações fora do eixo Rio-São Paulo, especialmente da Bahia, que se revelou depois um grande celeiro de talentos criativos.

O menino Rafael se impressionou com o comercial “Não basta ser pai, tem que participar”, de Gelol, criado por Duda Mendonça, e começou aí a pensar em se tornar publicitário.

Sua carreira profissional começou em 2004 como diretor de Atendimento da agência D+, do grupo Total. Em 2009 fundou a sua agência Wonderland. Antes trabalhou no grupo PPR, foi sócio da 407 e atuou também como diretor da Talent.

Em 2016 Rafael Barajas lançou a plataforma Play FC, promotora de campeonato de futebol de escolas para jovens e adolescentes entre 7 e 17 anos.

Em sua última edição, a competição já chegou a reunir 48 Escolas de São Paulo, 128 times, 2 mil e 200 jogadores divididos em 9 categorias, e mais de 6 mil familiares por rodada assistindo.

Neste vídeo ele fala das campanhas que também impactaram sua carreira, como o “Esquecido” do Posto Ipiranga, de 1996, do comercial ”Mulheres”, da Kombi, de 97, e da série “Não é assim uma Brastemp”, de1 992, antes de prestar uma homenagem ao maior publicitário brasileiro, Washington Olivetto.

Veja o vídeo produzido e editado pela Other Filmes.

Inspira69 RafaelBarajas
Adonis Alonso
Criatix Comunicação
Blog do Adonis www.blogdoadonis.com.br
Artigos relacionados

Novidades