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O que é o normal? O conceito de “normalidade” é formado por diversos estereótipos criados e disseminados na sociedade, colocando regras nas maneiras de se viver. 

Neste mundo interconectado de hoje (on-line e off-line), construir e manter uma marca pessoal forte tornou-se parte essencial para vida de um profissional que busca se destacar e ter sucesso em sua carreira.

Veja! A sua marca pessoal é um reflexo das suas habilidades, conhecimentos e valores únicos e tem o poder de impactar significativamente sua lucratividade e influência. Hoje quero explorar os principais aspectos da marca pessoal e como ela pode transformar sua carreira, levando a mais oportunidades, maiores ganhos e maior impacto em seu nicho de atuação.

Para embarcar na jornada da marca pessoal, é crucial primeiro entender o que isso implica. A marca pessoal é o processo intencional de gerenciar e promover sua identidade profissional, distinguindo-se dos outros e criando uma reputação forte e autêntica. Envolve definir sua proposta única de valor, identificar seu público-alvo e comunicar consistentemente sua experiência e qualidades que o diferenciam da concorrência.

Construindo uma marca pessoal atraente

Para você criar uma marca pessoal atraente, isso requer uma abordagem cuidadosa e estratégica, deve-se começar com um bom trabalho de autoconhecimento, uma autoavaliação para que seja possível a identificação dos seus pontos fortes, paixões e valores. Depois você deve usar esse autoconhecimento que com toda certeza gerou uma autoconsciência para criar um posicionamento claro de marca pessoal que encapsula quem você, o que você faz, para quem você faz, onde você faz, e o mais importante qual a necessidade do que você faz. Desenvolva uma presença on-line profissional otimizando seus perfis de mídia social, selecionando conteúdo relevante, conectados com seu nicho de atuação e interaja com seu público-alvo, além disso, considere aproveitar as ferramentas de marca pessoal, como um site profissional, blog, canal do Youtube ou podcast para mostrar sua experiência e se estabelecer-se como um líder de pensamento em sua área de atuação.

Comunicando sua marca

Mas, não adiantará de nada trabalhar o autoconhecimento e construir uma marca totalmente alinhada se você não comunicar de forma assertiva e consistente. A comunicação eficaz da sua marca pessoal é crucial para atrair oportunidades e influenciar outras pessoas. Criar um pitch elevator, discurso de elevador, atraente que comunique de forma sucinta sua proposta de valor exclusiva, se faz necessário e os pontos citados do posicionamento são bom começo para isso. Desenvolva um tom voz consistente e autêntico em todos os seus canais de comunicação,

o tom de voz da sua marca pessoal, nada mais é do que a forma como ela conversa com o público, deixando claro seus objetivos, visão, missão, propósito e tudo aquilo em que acredita. incluindo e-mails, apresentações e eventos de networking. Exercite isso por meio de participações em palestras públicas, publicações relacionadas à sua área de atuação e participe de comunidades profissionais para expandir seu alcance e visibilidade.

Lembre-se de que sua marca pessoal não é apenas o que você diz sobre si mesmo; é também o que os outros dizem sobre você. Alimente e mantenha relacionamentos fortes com colegas, clientes e mentores que possam atestar sua experiência e credibilidade.

Quando unimos as habilidades técnicas à estratégia de construção de marca pessoal e a uma boa comunicação, estamos com todas as ferramentas para ir rumo ao sucesso, ou seja, uma marca pessoal bem estabelecida pode abrir portas para oportunidades interessantes e aumentar significativamente o seu sucesso na carreira. Esse conjunto bem orquestrado, pode atrair clientes de alto valor, parcerias lucrativas e palestras de prestígio. À medida que você alavanca sua marca pessoal de forma estratégica e para o público certo, você ganha visibilidade, aumenta sua reputação e se torna um especialista procurado em seu campo de atuação, permitindo assim que possua um ticket mais auto para sua contratação ou na negociação de melhores ofertas de emprego. Sem falar que uma marca pessoal forte inspira confiança e credibilidade, tornando mais fácil influenciar os outros, inspirar os membros da equipe e criar um impacto significativo em sua organização ou setor de atuação.

Mas não se engane, tudo isso não acontece de um minuto para o outro e muito menos é pontual, é preciso evoluir e manter sua marca pessoal sempre “up to date”.

O que preciso deixar bem claro para você é que a construção e gestão da sua marca pessoal é um processo contínuo que requer esforço e adaptabilidade sempre, você deve manter-se atualizado com as tendências do seu mercado de atuação, adaptar- às mudanças que o mercado traz e até mesmo adiantar-se a elas. Avalie regularmente suas habilidades e busque oportunidades de crescimento e desenvolvimento, refine e atualize seu posicionamento, sua missão e visão de futuro de marca pessoal à medida que você alcançar novos marcos. Por fim, não deixe de trabalhar o autoconhecimento, seja sempre autêntico e consistente em comunicar sua marca pessoal, pois essas qualidades criam confiança e relacionamentos de longo prazo com seu público.

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

www.paulomoreti.com

e-mail contato@paulomoreti.com

instagram:@opaulomoreti

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