O Departamento Cultural do Sport Club Corinthians Paulista apresenta a exposição Semana de Arte Corinthiana. A mostra de arte reúne 20 artistas, das mais diversas técnicas, que têm em comum seu amor pelo Timão. São patronos Francisco Rebolo e Aldemir Martins, representados pelos seus familiares.
Sérgio Rebolo, neto do artista que criou o consagrado desenho do escudo corinthiano, é o curador do evento, ao lado de Fernando Wanner, historiador do Corinthians, que também participa com um trabalho. “Este clube nasceu da vontade do povo e a exposição reflete a diversidade de nossa torcida, de todas as classes, gêneros, idades e sotaques, unida em torno do futebol”, afirma o Sérgio Rebolo. “A mostra também conta com um trabalho de Rebolo, uma grande bandeira que sintetiza as ideias do meu avô sobre a relação da arte com o futebol, que também se refletem nas obras dos artistas convidados.”
Assim como ele e Aldemir Martins, participam André Nucci, Denise Camargo, Fernando Wanner, Gabriel Diogo, Greg Smo, Guilherme Lima, Guilherme Marconi, José Neto, Leandro Portella, Lourenço Gouveia, Marcelo Masili, Nan Freire, Nelson Doretto, Newton Mesquita, Orpheu Maia, Otávio Bressane, Sabrina Torres e Wladimir Cardoso. São artistas que passam por escolas, técnicas e suportes variados, do realismo ao abstracionismo, da caricatura à design gráfico, da ilustração digital à xilogravura, e de origens tão diversas como Espírito Santo, Pernambuco e Rondônia, interior e litoral paulistas, além da capital.
“É um imenso orgulho expor as obras desses artistas corinthianos, em homenagem ao ano de São Jorge”, diz André Carrijo, diretor do departamento cultural do Corinthians. “A mostra reforça o compromisso de nossa gestão em incentivar a troca cultural e valorizar a história alvinegra”, complementa Wellington dos Santos, diretor-adjunto do cultural.
A exposição será aberta em 23 de setembro e fica em cartaz até 23 de dezembro. Seu nome homenageia a Semana de Arte Moderna de 1922 e as ativações de celebração da primeira semana da mostra atual. Entre elas, uma bandeira de grandes dimensões em referência à obra de Francisco Rebolo será hasteada no altar de São Jorge da Neo Química Arena, nos jogos de 22 e 26 de setembro (contra o Botafogo e o Fortaleza, respectivamente).
Serviço – Semana de Arte Corinthiana
Onde: Memorial do Corinthians (Rua São Jorge, 777, Tatuapé, São Paulo). Abertura: sábado, 23 de setembro, 12h. Horário de funcionamento (Memorial): Terça a sexta, das 10h às 17h Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Valores: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia) Crianças até 5 anos, sócios do clube, Fiel Torcedor, idosos com 65 anos ou mais, cadeirantes e demais necessidades especiais: Grátis.