O Grupo de Mídia RJ está com inscrições abertas para o Curso de Pesquisa de Mídia, que será realizado em parceria com os Institutos Ibope, Ipsos / Marplan, IVC e GFK. As aulas acontecerão entre os dias 25 de agosto a 10 de setembro, totalizando 23 horas aula. O curso será realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no Centro.
Com o objetivo de reunir aprendizado conceitual e prático, o curso possibilitará que o aluno entre em contato com as principais ferramentas de pesquisa de mídia de cada instituto. Os exercícios e as aulas são ministrados por profissionais de cada instituição com o apoio da divisão de formação profissional do GMRJ, facilitando os exercícios e permitindo a solução de dúvidas durante as aulas.
O programa do Curso está assim definido:
Programa Ibope:
– Tema: Metodologia de TV demonstrando o ciclo de execução da pesquisa, apresentando de forma prática ferramentas que possibilitam análises de audiência e planejamento de mídia.
– Softwares utilizados: MW Telereport e MW Planview
– Instrutor: Aramys Rachid
– Tema: Metodologia de Rádio demonstrando o ciclo de execução da pesquisa, apresentando de forma prática ferramentas que possibilitam análises de audiência e planejamento de mídia.
– Softwares utilizados: EasyMedia 4 e Radioplanning
– Instrutora: Patrícia Almeida
– Tema: Monitor – estudo com o objetivo de prover o mercado com informações de investimento publicitário, fiscalização e concorrência. Abordagem da metodologia de coleta dos dados com ênfase nas análises oferecidas pelo Monitor Evolution, bem como apresentação de serviços lançados recentemente.
– Software utilizado: Monitor Evolution
– Instrutora: Jéssyka Vieira
– Tema: Estudo sobre hábitos, atitudes e consumo da população brasileira, entendendo sua metodologia e diversas formas de cruzamento das informações e apresentação do TGR – ferramenta que possibilita a união de targets demográficos com comportamentais para análises de audiência de TV.
– Software utilizado: Target Group Index
– Instrutora: Carolina Amorim
Programa Ipsos Marplan:
– Metodologia Estudos Marplan EGM e Conceitos;
– Software Sisem Suite (tabulação, leituras dos hábitos de mídia e consumo, criação de target e modelagem do filtro);
– Software Tom Micro (árvore de segmentação e planejamento mono e multimeios);
– Apresentação de vídeo sobre a evolução do comportamento do consumidor, baseado nos Estudos Marplan EGM (de 1960 aos dias atuais).
IVC – Instituto Verificador de Circulação
Apresentação da nova metodologia de controle do IVC, para as publicações na WEB.
Programa GFK
– Um breve histórico do Instituto e a vinda dele para o Brasil;
– A formação do novo painel econômico do Brasil;
– A metodologia a ser adotada;
– E alguns exemplos de como as pesquisas serão disponibilizadas para o mercado;
Serviço:
Local:
ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Centro – Rio de Janeiro
Dias/ Horários: de 25/08 a 10/09 de 19 às 21h30
Carga horária total: 23 horas.
Observações:
– Vagas Limitadas
– Para receber o certificado, a presença mínima obrigatória é de 75% da carga horária por semana de aula.
Investimento: R$ 750,00
O curso será dado em laboratório e o aluno terá um computador exclusivo para seu uso em cada aula.
Inscrições:
Fátima Mendes (secretária do Grupo de Mídia RJ) Tel/Fax.: 21.3392-1478
E-mail: cursos@grupodemidiarj.com.br