A FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda) lançou um estudo desenvolvido a partir do levantamento de informações, pesquisas e informações colhidas junto ao setor, sobre as transformações e desafios das agências e como elas podem lidar com essas questões.
Batizado de “Fenapro Transforma”, o estudo mostra como essas mudanças estão afetando o negócio das agências, e aponta caminhos para que possam se adaptar a esses desafios, a fim de ajudá-las a guiarem seus negócios no atual cenário.
Com 40 páginas divididas em sete capítulos, o Fenapro Transforma aborda as “Transformações em curso no mercado”, os “Impactos imediatos da pandemia da Covid-19”, o “Tempo do protagonismo das agências”, “As mudanças nos perfis dos clientes”, as “Alternativas para o reposicionamento empresarial”, os “Impactos da tecnologia 5G” e os “Caminhos para a transformação digital”. Cada capítulo traz dados e informações de fontes importantes do mercado e lista de 3 a 8 dicas essenciais para o gerenciamento das agências, conforme cada assunto abordado.
“A principal diretriz de conteúdo do Fenapro Transforma é expor assuntos importantes da realidade da maioria das agências brasileiras, com abordagens práticas e adequadas às suas necessidades e contexto”, afirma Daniel Queiroz, presidente da FENAPRO, ao destacar que serão desenvolvidos outros documentos ao longo do ano, sendo este mais um serviço que a entidade passa a oferecer às agências.
Esta primeira edição do documento foi elaborada a partir de pesquisas de mercado, incluindo a Vanpró – realizada pela Fenapro e que apresenta um retrato do mercado publicitário em todo o país -, além de pesquisas e insights apresentados durante as edições dos programas “Chacoalha” e “Dica Legal” em 2020.
“O conteúdo desse primeiro Fenapro Transforma falará muito sobre os problemas e as soluções que as agências estão vivendo agora, ou seja, o que impacta, o que precisa ser gerido e solucionado, quais os caminhos e as tendências, além de abordar temas importantes para orientar a gestão e adaptação das agências ao ecossistema digital preponderante atualmente”, salienta Queiroz.
A partir do lançamento, a Fenapro vai periodicamente recomendar aos empresários, donos de agências e publicitários que realizem uma leitura aprofundada do material, sugerindo revisitar o estudo completo ou seus capítulos de forma constante, pois é um documento que, certamente, vai ajudar às agências a evoluírem seus caminhos e criarem soluções para a melhor adaptação ao atual cenário.
O Fenapro Transforma pode ser acessado por este link: https://bit.ly/paper-transforma.