sábado, abril 20, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoData-driven video: Como aumentar seu awareness com dados

Data-driven video: Como aumentar seu awareness com dados

O audiovisual cresce a cada ano e se estabeleceu com um componente essencial para a marcas e empresas no mundo digital. Cerca de 80% dos dados de tráfego na internet em 2021 serão vídeos, segundo pesquisa da gigante tecnológica Cisco.

Ao mesmo tempo, vivemos um momento em que dados nunca estiveram tão acessíveis. O data-driven video combina essas duas realidades e é uma oportunidade para empresas aumentarem seu awareness e otimizar custos.

Isso é o que afirma André Sobral, produtor da Abrolhos Filmes, que lança a Abrolhos Content, braço voltado a desenvolver estratégias de conteúdo audiovisual para marcas com foco em data-driven e storytelling. “Com o mapeamento e análise de informações valiosas de comportamento dos clusters é possível personalizar e segmentar conteúdos em vídeo para potencializar o engajamento por parte de cada um desses perfis de consumidores”, explica.

A estratégia já vem sendo aplicada por empresas e marcas no mundo todo, com ótimos resultados. Recentemente, a emblemática Campbell’s Soup, por exemplo, notou que parte de seus consumidores gostavam da série “Orange Is The New Black”. Sendo assim, passou a exibir uma publicidade da campanha “We’ve got a soup for that” (“Temos uma sopa para isso”) antes do trailer da nova temporada da série no Youtube, com um texto adaptado para a temática em questão.

A ação rendeu um crescimento de 55% de vendas e 24% de awareness. Com o sucesso da estratégia, a marca foi além e adaptou a campanha para outros segmentos de sua audiência: fãs da princesa Frozen e do jogo Pokemon Go.

Além da eficiência do data-driven video, Sobral destaca outros insights valiosos desse e outros exemplos. “Primeiro, o uso dos dados pode ser flexibilizado. As marcas podem mudar a estratégia de conteúdo para cada um deles, seja no teor da mensagem, seja a mídia em que será veiculado”, ressalta. “Além disso, é necessário olhar mais para a relevância que o Youtube tem ganhado como uma ferramenta de busca tão essencial quanto o Google”.

Otimização de custos com dados

Seja no entretenimento ou no mundo corporativo, dependendo da ideia e da estratégia, a produção audiovisual pode ser custosa, principalmente para empresas de menor porte. Essa questão se intensifica em meio à crise do coronavírus, que obrigou todos a trabalharem com orçamentos mais enxutos.

Por outro lado, os dados podem ser grandes aliados nesse sentido. “Ao saber como os consumidores se comportam, é possível direcionar a campanha de forma a eliminar o que já não mais funciona para aumentar o engajamento da marca”, observa Sobral. Soma-se a isso a diversificada gama de formatos que o audiovisual possibilita: web séries, documentários, conteúdo para redes sociais e animações. “O ideal é conhecer seus objetivos para pensar na melhor forma de investir”, completa o produtor.

Artigos relacionados

Novidades