Representante oficial do Cannes Lions no Brasil, o Estadão anunciou novas iniciativas do Festival para apoiar jovens criativos. O ‘The Future of Creativity: The Cannes Lions Young Creative Poll’ (O Futuro da Criatividade: A Pesquisa dos Jovens Criativos de Cannes Lions) é um questionário, aberto para pessoas de 30 anos ou menos, que irá avaliar como jovens criativos ao redor do mundo se sentem sobre a indústria e seu futuro dentro dela. Os resultados serão publicados em maio.
O alicerce do Cannes Lions School é a oferta de treinamento e aprendizagem, com o lançamento do The Night School. O campus da escola, que abriga as salas de aula da academia, será transformado após o anoitecer em um espaço para que todos os participantes de Cannes Lions possam explorar ideias criativas e se divirtam por meio de oficinas artesanais. A iniciativa, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho, terá um tema diferente a cada noite, e os convidados especiais serão entrevistados pelo anfitrião da The Night School, Jon Burkhart, que também é coautor de “Newsjacking: The Urgent Genius of Real-time Advertising” e co-fundador do Urgent Genius, o primeiro blog do mundo dedicado à criatividade reativa.
Cannes Lions também lança o programa Masters of Creativity. Com três semanas de duração, o curso é projetado para apoiar o talento desta indústria na transição para alta administração. O briefing do desafio deste ano, disponível para download em www.canneslions.com, pede aos participantes que convençam consumidores adultos europeus de que os biscoitos Oreo não são apenas para crianças. O Masters of Creativity será liderada por Jill Baskin, vice-presidente da Global Creative da Mondelēz Internacional, e Karen Costello, vice-presidente sênior e diretora executiva de criação da The Martin Agency.
A partir de domingo, 18 de junho, os participantes irão assistir oito apresentações exclusivas de profissionais renomados e serão então separados em equipes multidisciplinares e multifuncionais, que vão apresentar suas campanhas na sexta-feira, 23 de junho. O júri será presidido por Keith Reinhard, membro emérito do conselho da DDB Worldwide, e será composto por funcionários sêniores de marketing da equipe Mondelēz International.
“Oreo é o biscoito favorito do mundo, mas ainda há espaço para crescer”, diz Baskin. “Estamos ansiosos para ver como este grupo dinâmico de pensadores criativos e ativadores da marca irão encontrar maneiras de levar os europeus a considerar o Oreo como um biscoito para adultos, além de ser um biscoito que as crianças adoram”, completa.
Steve Latham, chefe de talentos e treinamento do Cannes Lions explica: “A nova geração de criativos é o recurso mais valioso que a indústria tem. Ao compreender como se sentem, a indústria pode certificar-se de que eles tenham uma escolha atrativa de carreira.” Latham acrescentou: “The Night School é sincera e refrescante, e convidamos os participantes a compartilharem suas vidas criativas secretas e a celebrar seus talentos ocultos; não vemos a hora de abrir as portas em junho”.