BeGreen: 1ª rede de fazendas urbanas chega ao Plaza Sul Shopping

Neste dia 1 de julho, a rede de fazendas urbanas BeGreen (www.begreen.farm), pioneira do setor na América Latina, inaugura sua primeira unidade em São Paulo (SP), levando mais sustentabilidade e alimentação saudável para a maior cidade da América do Sul. Construída no Plaza Sul Shopping, centro de compras administrado pela holding Aliansce Sonae, a fazenda tem uma área produtiva de 570m² e capacidade de produção de 1.841,1 Kg/mês. Isso significa 1,3 mil pés de hortaliças, entre alfaces, folhosos e temperos – totalmente livres de agrotóxicos – disponíveis aos consumidores da cidade a cada mês.

“Será nossa fazenda urbana de maior impacto em número de vendas e clientes. Depois de abrir sete unidades em grandes cidades, chegamos em São Paulo com a parceria da Aliansce Sonae, localização estratégica e alta tecnologia. Essa é uma cidade em que tudo se potencializa, o que é feito bem e o que é feito mal, por isso entramos nesse mercado no momento ideal, os cinco anos de experiência da BeGreen nos prepararam para isso”, declara Giuliano Bittencourt, fundador e CEO da BeGreen.

“Estamos muito felizes por receber aqui a mais nova unidade da BeGreen. Somos um time inquieto e que busca trazer sempre novidades, aliando sustentabilidade, tecnologia e inovação que proporcionam experiências memoráveis para nossos clientes. Além das estufas, o espaço terá a Praça BeGreen, que em breve passará a oferecer diferentes atrações com foco, principalmente, em educação e bem-estar. Isso nos enche de orgulho e temos certeza da aceitação da nossa comunidade, bem como da chancela dos consumidores”, comenta Carlos Santos, superintendente do Plaza Sul Shopping.

Desde que foi criada, a startup tem como propósito levar mais sustentabilidade e saúde para a população, com fazendas em locais de fácil acesso como shoppings. Além disso, fomenta o debate do que é possível fazer, utilizando a tecnologia, para proporcionar mais qualidade de vida, mesmo em grandes centros urbanos, com soluções eficazes que impactam milhões de pessoas.

A nova fazenda urbana conta com a Experiência BeGreen, em que o público pode participar de visitas livres, escolares e universitárias à estufa onde os alimentos são produzidos. Acompanhados por uma equipe educativa, os participantes aprendem sobre o modelo sustentável BeGreen e são convidados a colher e experimentar as hortaliças. Há, também, uma loja conceito, por meio da qual o público pode comprar hortaliças e artigos como produtos de limpeza naturais e veganos, sacolas ecológicas e produtos para jardinagem.

São produzidos sete tipos de alface (soft verde, soft roxa, mimosa verde, mimosa roxa, frisée verde, frisée roxa e crocante), nove tipos de folhosos (mostarda oriental, folha de beterraba, rúcula, couve pak choi, couve mizuna, espinafre, mostarda lisa, agrião e acelga colorida) e oito tipos de tempero (manjericão basílico, coentro, cebolinha, orégano, basilicão roxo, salsa, tomilho e sálvia).

Os supermercados passam a ter acesso aos produtos 100% livre de agrotóxicos da BeGreen, oferecendo os melhores folhosos aos seus clientes. Mas esse não é o único público, os restaurantes também se beneficiam. Com mais qualidade e sabor, as hortaliças chegam fresquinhas e crocantes, o que permite que chefs e cozinheiros elevem ainda mais seus pratos e receitas, oferecendo aos clientes opções mais saudáveis e deliciosas. Além disso, os estabelecimentos garantem a disponibilidade dos produtos, já que a produção acontece sem influência de mudanças e variações do clima.

Primeira fazenda urbana da América Latina, a BeGreen também conta com unidades em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Salvador (BA), Campinas, Osasco e São Bernardo do Campo (SP). Ao todo, a rede tem 10,2 mil m² de área construída, capacidade de produção de mais de 24 toneladas por mês e produtividade média de 3,33 Kg/m². Há cinco anos no mercado, a BeGreen coleciona prêmios de sustentabilidade, como o Latin American & Caribbean Shopping Center Awards (2017) e o VIVA Awards ICSC (2018), é parceira de empresas como Mercedes-Benz e iFood e seu fundador e CEO, Giuliano Bittencourt, tem o título Forbes Under 30 na categoria Tecnologia e Inovação (2020).

Tecnologia sustentável BeGreen

Cultivadas em estufas de alta tecnologia, as hortaliças produzidas na fazenda urbana consomem 90% menos água do que o modelo convencional e, cultivadas sem agrotóxicos, fazem bem à saúde e ao meio ambiente. A proximidade entre a produção e a mesa do consumidor, que recebe hortaliças recém-colhidas, resulta em baixa emissão de carbono no transporte e apenas 2% de perda da produção, enquanto em outros tipos de entrega essa perda pode chegar a 40%.

A tecnologia BeGreen permite uma produção 28 vezes maior do que o cultivo convencional, e em um espaço muito menor. Com sementes selecionadas, as plantas são cultivadas por hidroponia: as raízes se desenvolvem na água, em soluções que recebem os nutrientes naturais necessários para que cresçam saudáveis. Os volumes de água e nutrientes injetados nos canais da plantação são controlados de forma automatizada, assim como o sistema de climatização, garantindo exposição à luz e temperatura ideais para as mudas, sem interferência das mudanças bruscas de clima.

SERVIÇO

Fazenda Urbana BeGreen no Plaza Sul Shopping

Local: Piso G4

Horário de funcionamento: Segunda e terça-feira: das 10h às 18h. Quarta-feira a sábado: das 10h às 20h. Domingo: 12h às 20h

Inauguração: 1 de julho de 2022

Loja: acesso gratuito

Agendamento de visitas: WhatsApp – (31) 3003-0675 ou e-mail – [email protected]

Endereço: Praça Leonor Kaupa, nº 100, Jardim da Saúde – São Paulo – SP