A ABA — Associação Brasileira de Anunciantes — realizou hoje (17/03) a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para a eleição dos novos membros da Diretoria Nacional, Conselho Superior, Conselho Fiscal, Comitê de Compliance, Presidência ABA Capítulo Rio e Presidências dos nove Comitês Nacionais para o biênio 2022-2024.
Na Diretoria Nacional, Nelcina Tropardi, vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+, foi reeleita e continua à frente da Presidência. “Acreditamos que o papel da publicidade vai além de comunicar os valores da marca com seu público. O marketing tem um grande poder de influência e, com isso, uma imensa responsabilidade. Dentre as iniciativas que marcaram o último biênio da ABA, e que continuarão nos próximos dois anos, destaco o Movimento pelas Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro, construído em torno do diálogo com a indústria, o que resultou em importantes reflexões sobre a Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável no país, diante de uma sociedade profundamente transformada nesses últimos desafiadores anos. Finalizamos a gestão 2020-2021 da melhor maneira possível com a conquista da sede própria da ABA, após 62 anos pagando aluguel, mérito dos princípios de governança, transparência e controle financeiro que conquistamos ao longo desses anos. Sinto-me orgulhosa em estar mais uma vez na presidência da ABA, e meu desejo é que sigamos como protagonistas da construção de um mercado de comunicação mais transparente e colaborativo, fazendo do marketing um poderoso instrumento de transformação”, diz Nelcina Tropardi Sergio Pompílio, vice president of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson, que atuou como copresidente nas duas gestões anteriores, foi eleito presidente do Conselho Superior: “Assumo essa nova posição na ABA com muito orgulho e otimismo, sabendo que temos muito a contribuir com o mercado publicitário e que a Entidade tem papel estratégico na coordenação de iniciativas e movimentos pioneiros para apoiar as marcas diante das novas oportunidades e tendências do setor, como foi o Movimento pelas Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro, que reuniu centenas de players do Mercado, de forma voluntária, para o aprofundamento das discussões sobre a desafiadora empreitada de mudança e evolução setorial, pautada no diálogo sobre formas de relacionamento mais transparentes, livres e sustentáveis ao setor”, diz Sergio Pompílio. João Campos, CEO da Seara Alimentos, presidente da Diretoria Nacional na Gestão 2014-2016 e presidente do Conselho Superior da ABA nas últimas três gestões, foi homenageado com o título de conselheiro honorário do Conselho Superior da Entidade. “As entregas e ações desenvolvidas pela ABA, durante os oito anos em que fiz parte de sua gestão, comprovam nosso protagonismo colaborativo, pilar com o qual trabalhamos para posicionar o marketing como poderoso instrumento de transformação da sociedade. Sabemos que novos desafios vão surgir e o foco no consumidor segue em mudança. É isso que nos move em direção aos próximos anos; estamos sempre em constante evolução. Como bem define o posicionamento da ABA: ‘o futuro passa por aqui’. Recebi com muita satisfação o título de conselheiro honorário do Conselho Superior da ABA. É um prazer continuar contribuindo com essas entregas e apoiando os anunciantes nesse momento de tantas transformações em que ainda vivemos”, discorre João Campos. Para copresidente do Conselho Superior foi eleita Patrícia Borges, Chief Digital & Marketing Officer da Diageo. Frank Pflaumer, vice-presidente de Marketing, Comunicação e Assuntos Corporativos da Nestlé, foi reeleito 1º vice-presidente da Diretoria Nacional, e Ana Paula Castello Branco, Communication and Branding Director da TIM, reeleita presidente da ABA Capítulo Rio. Também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal e Comitê de Compliance, e referendados os presidentes dos 9 Comitês Nacionais. Conheça a nova gestão: Presidente da Diretoria Nacional: Nelcina Tropardi, AKIPOSSO+. 1º Vice-Presidente da Diretoria Nacional: Frank Pflaumer, Nestlé. Vice-Presidentes da Diretoria Nacional: Carlos Pitchu, Natura; Daniela de Fiori, Diageo; Fernando Careli, Ferrero; Juliana Sztrajtman, Johnson & Johnson; Rodrigo Moccia, Ambev; Vanessa Vilar, Unilever. Diretores: Álvaro Garcia, Mondelez; Claudia Neufeld, The Walt Disney Company; Cecilia Dias, PepsiCo; Daniel Bicudo, Azul Linhas Aéreas; Daniel Milagres, Carrefour; Diogo Elias, LATAM; Fabi Siviero, 99; Frederico Battaglia, Stellantis; Guilhermo Bressane, Itaú; Juliana Cury, Burger King; Leonardo Burgos, Vibra Energia; Leonora Coimbra, Hypera Pharma; Loraine Ricino, GOL; Marina Fernie, Danone; Pablo Satyro, Telhanorte-Tumelero; Patricia Cardoso, Pernod Ricard; Priscila Cruz, Reckitt; Raquel Ogando, BRF; Regiane Bueno, Coty; Renata Gomide, Grupo Boticário; Renato Firmiano, BASF Suvinil; Sirley Lima, HEINEKEN; Vitor Bertoncini, Raia Drogasil. Presidente do Conselho Superior: Sergio Pompílio, Johnson & Johnson. Copresidente do Conselho Superior: Patricia Borges, Diageo. Conselheiro Honorário: João Campos, Seara. Conselheiros: Adriana Cardinali, Mercado Livre; Afonso Champi, Conselheiro Consultor; Ana Carolina de Castro, Banco do Brasil; Christina Larroude, Lactalis; Danielle Bibas, Avon; Fabio Toreta, SABESP; Francisco Batajelo, GM; Isabella Zakzuk, P&G; Lucia Bittar, Samsung; Mariana Lucena, Mars; Patrick Sabatier, L’Oréal; Raquel Scrivano, Coca-cola; Renata Garrido, Conselheira Consultora; Silvana Balbo, Henry Schein. Presidente ABA Capítulo Rio: Ana Paula Castello Branco, Tim. Conselho Fiscal: Arthur Glugoski, Ferrero; Marcia Nunes, Iguá Saneamento; Thais Passarella, Tecban. Comitê de Compliance: Maria Lucia Antonio, Stellantis; Tatiana Silveira, Unilever; Catarina Donda, BNDES. Comitês Nacionais: Betania Gattai, Unilever; Daniela Rios, Procter & Gamble; Eliane Quintella, Softys; Fábiola Duarte, L’Oréal; Leandro Delarue, Natura; Kellen Silverio, Hasbro do Brasil; Marco Frade, Diageo; Sheila Vieira, Grupo Boticário. Sandra Martinelli segue na Presidência Executiva da Entidade, posição que ocupa desde setembro de 2014. “Neste novo biênio da gestão da ABA, continuaremos colocando em prática nosso propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade, entregando as boas práticas, disseminando experiências e provocando reflexões entre representantes dos anunciantes, veículos, agências, plataformas e entidades parceiras, em prol de um mercado publicitário mais ético, pujante, representativo e responsável”, afirma Martinelli. Na sequência, foi realizada a 1ª Reunião de Diretoria de 2022, na qual Nelcina Tropardi (AKIPOSSO+ e Presidente da ABA) iniciou apresentando os pilares estratégicos da Gestão 2022-2024; e, em seguida, Daniela Rios (P&G e Comitê de Relações Governamentais da ABA) apresentou a agenda de advocacy 2022. Em seguida, a Entidade abriu espaço para o CENP compartilhar os seus avanços e movimentos recentes, apresentados por Luiz Lara (chairman TBWA Brasil e presidente do CENP) e Silvio Genesini (sócio diretor da ToF e consultor do CENP), que expuseram seus planos à Diretoria da ABA. Esta participação na Reunião de Diretoria da Entidade não significa retorno ao CENP neste momento. Representa, sim, a continuidade do diálogo mantido mais recentemente com essa nova Gestão, de modo a acompanhar sua evolução efetiva.