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O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que celebrará a sua 24ª edição nos dias 23, 24 e 25 de novembro, apresenta os Júris das competições Digital & Social, Mídia, Direto, Creative Data, Design, Conteúdo, Rádio, Gráfica e Via Pública. Os membros dos diferentes corpos de jurados, compostos por destacados profissionais de toda a região, irão analisar, selecionar e escolher os finalistas e os metais (Ouro, Prata e Bronze) dentre os trabalhos participantes da iberoamérica nas primeiras fases de votação. Em uma segunda fase, todos os Presidentes de cada um dos Prémios escolherão os Gran Ojos de cada prêmio em conjunto e com uma visão diversificada e abrangente. Uma fórmula inovadora e característica da visão integradora que El Ojo promove, uma vez que todos os Grandes Prêmios são definidos graças à contribuição do seleto grupo de presidentes.
Abaixo estão os nomes dos prêmios citados acima (os 18 brasileiros estão destacados na lista) e as mensagens dos respectivos presidentes de júri, que os orientarão através do processo de votação, que começa nesta semana:
EL OJO MÍDIA
Presidente: Alejandra “Alita” Pereyra, Diretora Regional de Criação da Mediabrands para a América Latina
JURADOS:
Paul Heath – Streetwise – Brasil
Ágatha Kim – Havas São Paulo – Brasil
João Caetano – Grey Brasil – Brasil
Vítor Barros – PROPEG – Brasil
Víctor Blanco – PS 21 – Espanha
Juan Ignacio Calvo – R/GA Argentina – Argentina
Carla Éboli – Energy BBDO – Estados Unidos
Omar Fabián – Wunderman Thompson México – México
Mauricio Guerrero – Goodfellas Colombia – Colômbia
Flor Leibaschoff – LERMA – Estados Unidos
Ana MarroquÍn – Ogilvy Guatemala – Guatemala
Agustina Militerno – Untold Media Argentina – Argentina
Facundo Paglia – Wunderman Thompson Puerto Rico – Puerto Rico
Marcel Palacio – Bombai Ecuador – Equador
Federico Perié – Biedermann / McCANN Paraguay – Paraguai
Indiana Quiñones – SunMedia – Argentina
Germán Quiroz – Wunderman Thompson Chile – Chile
Sebastián Terzi – Ignis – Argentina
Javier Urbaneja – Publimark MullenLowe Costa Rica – Costa Rica
Alita Pereyra deixa uma mensagem aos jurados, referindo-se ao impacto positivo: “Temos uma grande responsabilidade como marqueteiros, criativos e comunicadores. Temos orçamentos na ordem dos milhões. É MAIS para mim que as ideias têm um impacto positivo. É isto que quero dizer com impacto positivo em nível cultural, tal como abordar uma ideia com uma perspectiva de gênero, diversidade e representatividade, mas também quero dizer impacto positivo em nível ambiental, tendo a sustentabilidade como um farol”. E, mais adiante, indicou que se sentiria muito orgulhosa se recompensassem todas aquelas ideias que não são apenas um bom case para o Festival, mas que vemos claramente que têm sido ideias que fazem crescer marcas/produtos/serviços. Referindo-se também à ideia e à sua relevância para a marca/produto/serviço, apresentou a última verificação na sua lista: “que as ideias que reconhecemos são ideias únicas e imutáveis. Ideias que são para a marca/produto/serviço e que não são as mesmas para qualquer concorrente da categoria”.
EL OJO DIGITAL & SOCIAL E EL OJO CREATIVE DATA
Presidente: Sebastián «Patán» Tarazaga – Diretor Geral Criativo de Wunderman Thompson LATAM
JURADOS:
Giacomo Groff – R/GA SP – Brasil
Sergio Mugnaini – Sunset DDB – Brasil
Angie Ariza – Founder – México
Juan Bonilla – Wunderman Thompson Costa Rica – Costa Rica
Karime Castillo – Publicis Evil – México
Carlos Charro – Digitas Perú – Perú
Alejandro Di Trolio – CHEIL Spain – Espanha
Federico Duran – Media.Monks – Estados Unidos
Federico Isuani – beso – México
Gustavo Marioni – Shackleton Chile – Chile
Diego Muñoz – MullenLowe SSP3 – Colômbia
Mariana Peluffo – CHEIL Panama – Panamá
Felipe Pelzel Di Luca – WILD-FI Uruguay – Uruguai
Federico Plaza – The Juju Argentina – Argentina
César Requena – R/GA Argentina – Argentina
Ximena Rojas Rivera – BBDO Argentina – Argentina
Federico Russi – Bitso – México
Sandra Sabido – capital.dma – México
Martín Seijas – Isobar Argentina – Argentina
Rodsel Ticona Guevara – Humano – Bolívia
Sebastián “Patán” Tarazaga, em mensagem aos jurados do prêmio Digital & Social, disse: “Esta categoria tem a beleza de ser muito abrangente. É uma daquelas em que, quando estamos a julgar algo, nos perguntamos: ‘esta ideia encaixa aqui?’ E isso porque os anos passam e surgem milhares de novas formas de gerar ideias”.
Quando se trata de votar, a sua mensagem era clara: “Vamos votar a favor das ideias”. Grandes ideias. Ideias que têm o digital e o social no seu coração. Que são frescas. De que nunca ouvimos falar. Isso faz-nos sorrir ou dizer ‘Quem me dera tê-lo feito eu mesmo'”, e acrescentou “Podem ser ideias puramente comerciais ou de comunicação. Mas têm sempre de ser ideias que tenham respeito. Para os outros, para a indústria, para todos”.
Quanto ao El Ojo Creativa Data, um prêmio também presidido por Patán, algumas das recomendações para os jurados são: “Esta categoria tem a particularidade de ter dados no centro de todas as ideias. Como é que nos damos conta de que uma ideia é ou não é dado? Se a ideia ainda funcionar se eu retirar os dados, não é uma ideia de dados. Os dados podem inspirar uma ideia, podem fazer parte do desenho, podem ser a espinha dorsal de uma experiência, podem ser o gatilho para um novo comportamento, podem ser um resultado. Mas tem de estar sempre no centro da ideia.
E como mensagem final propõe que se vote pensando que estas peças demonstram os seus critérios como júri e acrescentou “Não deve haver peças que não nos representem ou não estejam alinhadas com a comunicação do ano 2021. Vamos votar com inteligência. Com seriedade. Ideias que demonstram o poder dos dados”.
EL OJO GRÁFICA
Presidente: Ángel Torres, Diretor Criativo Executivo e sócio fundador do El Ruso de Rocky
JURADOS:
Anna Martha Silveira – FCB Brasil – Brasil
Marco “Pernil” Giannelli – AlmapBBDO – Brasil
Eduardo Salles – MullenLowe Brasil – Brasil
Andrés Borja – DDB Argentina – Argentina
Jorge Carrera Díaz – Leo Burnett México – México
Rafael Clark – NOSSA – Portugal
Daniel Correa – Alma – Estados Unidos
María Luján Donaire – HOY Argentina – Argentina
Manir Fadel – VMLY&R Madrid – Espanha
Renato Farfán – BOWIE – Peru
Camilo Guanes – Oniria /TBWA – Paraguai
Michelle Guichard – Ogilvy Colombia – Colômbia
Ricardo Mendoza – d4 McCANN Guatemala – Guatemala
Sebastián Mir – Punto Ogilvy – Uruguai
Salvador Pacheco – Alvarado Molina – México
Hernán Ramos Badilla – Pedro Juan y Diego – Chile
Denis Saavedra – MullenLowe Bolivia – Bolívia
Edwin Sánchez Fierro – Ariadna Paraguay – Paraguai
Álvaro Soto – Grey NY – Estados Unidos
Christian “Chicho” Villalba – Santuario – Equador
Ángel Torres transmitiu aos jurados da categoria que eles têm a responsabilidade de escolher as melhores obras: “Peço que o façam com o mesmo entusiasmo ou com mais entusiasmo do que eu próprio o irei fazer. Há muitas horas de trabalho por trás, dias a mil a tentar fazer o melhor trabalho gráfico possível. É por isso que é importante, muito importante, que pensemos cuidadosamente sobre a nota que damos a cada trabalho. E vamos ter esse esforço em conta. Vamos votar com empatia”. E para encerrar a sua mensagem, disse “Vamos mostrar que esta categoria tem uma vida longa”.
EL OJO DIRETO
Presidente: Sophie Schonburg, Diretora de Criação Executiva da Africa
JURADOS:
Rodrigo Righetti – RREC – Brasil
Daniel Ottoni – Tracy Locke DDB Brasil – Brasil
Stella Pirani – Wunderman Thompson Brasil – Brasil
Leandro Álvarez – Lola Normajean – Portugal
Juan Bernárdez – White Rabbit – FCB/Crea – Costa Rica
Jorge Borrero – Pasaporte – Peru
Santiago Cuesta – VMLY&R Colombia – Colômbia
Felipe Dácaret – Daf – Chile
Gustavo Etchandy – Innvented – Uruguai
Julio Gallego – Nasta – Paraguai
Elizabeth Juárez Manzanares – Vector B / McCANN México – México
Paula Kiernan – EntraVision – Argentina
Franco Luca – RAPP Argentina – Argentina
Marta Nicolás – Samy – Espanha
Daniel Payan – Wunderman Thompson Colombia – Colômbia
Edwin Pineda – Geometry Colombia – Colômbia
Omar Polo – McCANN Panamá – Panamá
Agostina Poncini – FCB Montevideo – Uruguai
Santiago Saiegh – Innocean – Espanha
Rafael Sepúlveda – Contáctica – Puerto Rico
Sophie Schonburg compartilha uma mensagem muito concreta para os jurados de Direto, salientando que a verdade é o que eles têm de procurar em cada grande ideia, dizendo: “Não confundamos verdade com realidade”. Em outra parte da sua mensagem, explica que as pessoas se ligam mais facilmente à publicidade quando se veem nela. Quando são tocados por uma verdade que lhes é comum. E isso aplica-se a qualquer categoria. Quanto à categoria a que preside, explicou que ela ainda tem o desafio de trazer resultados mais eficazes. “É uma categoria que tem inovado todos os anos, onde a tecnologia tem desempenhado um grande papel. Tecnologia, dados, relevância para o público (muitas vezes a categoria cria uma necessidade que nem sequer existia), coragem para inovar. Tudo isso está sempre ligado a uma verdade humana”. E conclui, explicando: “Parece muito tudo junto, mas é isso que devemos procurar no trabalho que iremos avaliar”.
EL OJO VIA PÚBLICA
Presidente: Diego Wallach, Diretor Criativo da Publicis Worldwide México
JURADOS:
Pedro Utzeri – Leo Burnett TM – Brasil
Ximena Baltazar Landeros – Media.Monks – México
Iván Calle – Zubi – Estados Unidos
Hernán Cerdeiro – AnyGivenDay – Estados Unidos
Carlos De Javier – Contrapunto BBDO – Espanha
Alejandro Gómez – Fantástica – Colômbia
Gastón Guetmonovitch – Leo Burnett Madrid – Espanha
Gabriel Huici – Don – Argentina
Diego Lazcano – Wunderman Thompson Montevideo – Uruguai
Jairo Lezaca – Hoy México – México
Fernando Osuna – Lopez Negrete – Estados Unidos
Josafat Padilla – Havas Costa Rica – Costa Rica
André Pedroso – MullenLowe Delta – Equador
Irene Preciado – TERAN TBWA\ – México
Victoria Reig – McCANN España – Espanha
Rafa Reina – Ogilvy de la Cruz – Porto Rico
Carlos Andrés Rodrígues – DAVID Colombia – Colômbia
Ricky Soler – Oneighty / FCB – Porto Rico
Sergio Franco Tosso – Fahrenheit DDB – Peru
Raimundo Undurraga – VMLY&R Chile – Chile
Diego Wallach começa a sua mensagem aos seus jurados assinalando que Via Pública, ou o que acontece fora de casa, tem acesso irrestrito a todas as pessoas e é por isso que o considera tão fascinante. Ao referir-se à Via Pública tradicional (VP Formatos Convencionais de VP1 a VP9), diz que “queremos ideias que nos mostrem que, ao contrário do que por vezes pensamos, nem tudo foi feito”. Quanto ao lado não tradicional (Outros Formatos, Categorias VP10 a VP13) sublinha que “é um prêmio que está em constante evolução e que já nos mostrou que tem um componente interativo, que pode influenciar a vida das pessoas de uma forma surpreendente e com infinitas possibilidades. Temos visto ideias para vias públicas que melhoram a vida das pessoas, porque têm um efeito positivo na ecologia, levam água a lugares onde não havia nenhuma, transformam energia e até salvam vidas”. E encerra com uma reflexão para todos os jurados “Estou convencido de que não há melhor altura na história para trabalhar nesta indústria do que aquela em que vivemos hoje. Honremos este festival e celebremos as melhores ideias, que aproveitemos ao máximo este momento”.
EL OJO DESIGN e EL OJO PRODUÇÃO GRÁFICA
Presidente: Josefina Casellas, Diretora Criativa do Grupo, R/GA Buenos Aires
JURADOS:
Luis Bartolomei – CBA B+G – Brasil
Eduardo Basque – McCANN Health Brasil – Brasil
Ricardo Miller – Oliver / U-Studio Brazil – Brasil
Clarissa Biaggi – TBWA\ San Juan – Porto Rico
Eduardo Bonilla – LETTERA – Equador
Victor Cabezas – Sajo McCANN – Porto Rico
Jorge Evia – Ferrer – México
Nathalie Hazim – ROOM – República Dominicana
José Huertas – Leo Burnett Costa Rica – Costa Rica
Alejandro Istúriz – Mercado McCANN – Argentina
Augusto Landauro – Wunderman Thompson Perú – Peru
Gabriela Paredes – MBCS México – México
Susana Pérez – Proximity Barcelona – Espanha
Ignacio Porto – Palmera Inc – Argentina
Rocío Restaino – Interbrand – Argentina
Alejo Salamanca – Garabato MullenLowe – Paraguai
Titi Santos – FAN – Chile
José Suaste – Fluent360 – Estados Unidos
Bernardo Tavares – Havas Portugal – Portugal
Carlos Yepes – Ariadna Bolivia – Bolívia
Josefina Casellas, ao definir como serão premiados os melhores trabalhos na iberoamérica em Design e em Produção Gráfica, compartilhou a sua visão, explicando que eles devem ser “aqueles cases que nos fazem sentir as coisas. Que, para além de se destacar esteticamente, nos diga algo. Aqueles que comunicam através do design”. Referindo-se à categoria a que preside, explicou que, nos últimos anos, o design ganhou muito mais relevância e acrescentou: “É fundamental quando se trata de transmitir uma mensagem, e é o que ajuda e impulsiona uma ideia a ser espetacular ou a passar despercebida”. Também partilhou uma mensagem para todos os jurados observando que, como equipe, esse júri tem a grande responsabilidade de escolher o melhor. “Os vencedores deste prêmio serão os que, para a indústria, nos mostrarem para onde vamos e nos ajudarem a definir a fasquia para o próximo ano. Portanto, peço-vos que sejam exigentes, que recompensem o que realmente nos inspira e que, desta forma, inspirem outros”.
EL OJO CONTEÚDO e EL OJO RÁDIO
Presidente: Ingrid Lira Dellachiesa, Diretora Criativa Geral da Puerto Chile
JURADOS:
Vinícius Malinoski – Netflix Brasil – Brasil
Nicolás Romanó – Wunderman Thompson Brasil – Brasil
Miguel Ángel Arciniega – Archer Troy – México
Maru Bernal – WeBelievers – Estados Unidos
Rodrigo «Coco» Casas – Anónimo – México
Roberto Fara – Ogilvy Madrid – Espanha
Agustín Febres Cordero – Paradise DDB – Equador
Ignacio Flota – DAVID Buenos Aires – Argentina
Guillermo Iparraguirre – KOKU – Paraguai
Jesús Lada – Havas Spain – Espanha
Gabriel Lista – Cámara /TBWA – Uruguai
Coco Luyo – Monroe – Peru
Marino Peña – Pagés BBDO – República Dominicana
Juan José Posada – Grey Colombia – Colômbia
Luis Redrovan – Publicis Ecuador – Equador
Juan Carlos Rodríguez Pizzorno – Porto Rico
Laura Sampedro – MullenLowe Los Ángeles – Estados Unidos
José Ignacio Solari – McCANN Santiago – Chile
Marina Stern – Mercado McCANN – Argentina
André Takeda – Disney – Argentina
Ingrid Lira refere-se ao prêmio Conteúdo como uma das áreas que mais profissionaliza a publicidade e diz: “Peças que atingem um nível tal que quase se misturam com arte e cultura, tornando a nossa profissão mais profunda. Embora o nosso objetivo continue a ser o de ligar as marcas às pessoas, com conteúdo pedimos algo aos consumidores enquanto damos algo em troca”. Ela fala: “A coisa mais difícil sobre esta categoria será a atribuição de prêmios dentro da sua diversidade. É aí que o julgamento deve centrar-se na ideia, na sua sensibilidade, no seu senso comum, na sua simplicidade e numa execução que se adeque ao que se quer transmitir”. Já sobre Rádio, a outra categoria a que Ingrid irá presidir, ela declara: “Estou convencida de que ainda não estamos vendo as infinitas possibilidades que o Rádio e o áudio têm. Convido-os a jurar na rádio que o abrirá, que o ajudará a sair da sua zona de conforto, que o colocará em situações desconfortáveis e a ver todo o seu potencial. Até para o retirar do guião, para ver como ele se comporta em circunstâncias que não são habituais para ele e, claro, as peças de rádio que passaram por tudo isso, para as recompensar. Não estou dizendo que devemos deixar de atribuir scripts, mas sim que devemos recompensar aqueles que nos fazem descobrir a nós próprios”.
O processo de votação já está se iniciando para alguns dos prêmios e continuará até que os Gran Ojos da iberoamérica sejam definidos para cada um dos prêmios a serem entregues durante o evento nos dias 23, 24 e 25 de novembro.