Mattos Filho faz rebranding e lança campanha com novo posicionamento

O Mattos Filho lança sua nova identidade visual e verbal, que fortalece seu posicionamento de marca inovadora no mercado jurídico e uma campanha que traz um novo olhar, mais próximo e humano para a advocacia. O escritório que, desde sua fundação em 1992, impulsiona transformações na sociedade, abraça, ainda mais, a sua essência para transmitir seu principal propósito: gerar impacto positivo no país por meio da evolução das atividades jurídicas.

No ano em que o Mattos Filho completa 30 anos, o trabalho de branding, desenvolvido com apoio da consultoria global de marca, Interbrand, é refletido em uma campanha publicitária comemorativa, criada pela agência Africa, que mostra, sob o olhar do aclamado fotógrafo Bob Wolfenson, os profissionais que, diariamente, ajudam o escritório a impulsionar transformações.

Branding: os próximos 30 anos de Mattos Filho

Para o desenvolvimento do projeto “Nossos próximos 30 anos”, o Mattos Filho contou com a experiência da consultoria global de marca, Interbrand. O trabalho consistiu em uma análise profunda sobre a marca, que refletiu os 30 anos de contribuição do Mattos Filho para o desenvolvimento da advocacia, do ambiente de negócios no país e da sociedade. “Ficou claro que o próximo movimento icônico desta marca tão relevante no seu meio ficará marcado pela consciência de uma abordagem que une marca, cultura e negócio, e é isso que colocará o escritório em outro patamar de impacto positivo não só para seus clientes, mas também para suas pessoas e sociedade”, analisa a diretora de estratégia da Interbrand, Anne Grecco.

O trabalho, que levou nove meses, foi realizado em várias etapas. “Sabemos que uma marca forte se constrói de dentro para fora, com a participação das pessoas, e esse processo seguiu exatamente essa premissa, desde as etapas iniciais de construção da evolução de nosso posicionamento, que contou com escuta ativa dos times em grupos focais e pesquisas qualitativas internas até entrevistas com clientes e parceiros”, comenta Ive Lima.

Na logomarca do Mattos Filho, a união das letras “T” simboliza o relacionamento próximo e de confiança com os públicos. Já a letra “A”, como uma seta, representa a evolução e o olhar para o futuro. O logo também deixa de contar com todos os nomes dos sócios-fundadores (algo comum no mercado jurídico) para se tornar somente “Mattos Filho”, de maneira curta e objetiva, como o escritório já é conhecido no mercado.

A paleta de cores do escritório é única no segmento jurídico (laranja, roxo e cinza), com variações focadas em contrastes, combinações e acessibilidade. Além disso, a identidade visual ganha novos elementos gráficos que são uma extensão da logo, gerando diversas combinações com consistência para transmitir a personalidade da marca.

Campanha publicitária: profissionais como agentes de transformação

Para transmitir esse posicionamento aos seus diversos públicos, mais uma vez as pessoas, responsáveis pela trajetória de sucesso do escritório, ganham destaque. A campanha publicitária, criada pela agência Africa, coloca em evidência os profissionais que estão na “linha de frente” com os clientes, como sócios e advogados, e também outros que atuam nos “bastidores”, como assistentes executivas, profissionais de RH, TI, marketing, financeiro, operações, garçons e copeiras.

Clicados pelo conceituado fotógrafo Bob Wolfenson, os profissionais protagonizam o conceito de “transformadores” da sociedade e são retratados de maneira inédita para o segmento. “Quisemos trazer nesta campanha uma visão mais humana e mais próxima da realidade da advocacia e de seus colaboradores. Uma advocacia que olha para o Direito como um bem da sociedade. E ninguém melhor que o Bob para retratar essa verdade que queríamos transmitir, na fotografia e nas imagens”, pontua Aaron Sutton, diretor executivo de criação da Africa

A campanha publicitária poderá ser vista em veículos impressos e online, nas redes sociais e do novo site do escritório. O novo site, além de refletir a nova identidade visual, foca na experiência do usuário digital, com conceito mobile first, priorizando uma navegação intuitiva e ágil, e critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência (contrastes, fontes e software para transformar textos em áudio). Saiba mais em https://www.mattosfilho.com.br.

Para o Mattos Filho, impulsionar transformações é gerar impacto positivo

Protagonista de importantes inovações no segmento jurídico nacional, o Mattos Filho foi pioneiro na advocacia pro bono no país e é, até hoje, o único escritório full-service brasileiro a adotar o sistema de remuneração modified lockstep, nos moldes dos mais respeitados escritórios americanos e europeus, o que gerou crescimento, em média, de 14% ao ano nos últimos 12 anos. No que se refere à transparência, o Mattos Filho também se destaca, pois é o único a divulgar seus resultados financeiros em seu relatório anual. Quando o assunto é diversidade e inclusão, o escritório também se posiciona na vanguarda do mercado: é o único escritório full-service brasileiro a ter ação afirmativa de contratação de estagiários e advogados negros – o SOMA talentos, lançado em 2019, por exemplo.

“O marco dos nossos 30 anos nos fez olhar para a nossa história e para o que construímos até aqui, para projetar, sobretudo, a nossa melhor versão para o futuro”, explica a diretora de Comunicação e Marketing do Mattos Filhos, Ive Lima.

 

FICHA TÉCNICA DO PROJETO DE MARCA

EQUIPE INTERBRANDBeto AlmeidaAnne GreccoGil BottariCris ScafMariana PessoaIsabel MossatoIsabel LacerdaAndré BastosAriane RodriguesCONTRIBUIÇÕESMarcelo SiqueiraRaquel MuritibaMarco Tulio GrandiConvidados especiaisManfredi Ricca

FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA

Título: TRANSFORMADORES

Agência: Africa

Anunciante: Mattos Filho

Produto: Institucional

CCO: Sergio Gordilho

Direção de Criação: Aaron Sutton / Sibely Silveira

Criação: Gustavo Moura / Cristine Costa / Pedro Paulo Mesquita / Rodrigo Fernandes / João Muri

Atendimento: Sergio Brandão / Paulo Celso Freitas / Beatriz Altenfelder / Beatriz Bertonha / Mariana Majczak

Planejamento:  Aldo Pini / Maria Juliana Kieling / Marilia Ziotti

Mídia: Aga Porada / Danielle Laterza / Rafael Montes Pascoal / Leonardo Mendes / Ana Gomes

Produção agência: Rodrigo Ferrari, Carmen Castillo, Vanessa Lima

Coordenação de finalização: Carmen Castillo

Editor:  Rodrigo Aranha

Finalizador: Rodrigo Aranha

Fotógrafo still: Bob Wolfenson

Produtora de Áudio: Mugshot

Direção musical: Arthur Abrami e Mauricio Herszkowicz

Mixagem: Henrique Oliveira e Leandro Rodrigo

Atendimento: Guto Figueiredo

Produção Executiva Som: Gilvana Viana

Coordenação: Jaque de Paula e Giuliana Tavares

Locutora Brasil: Maria Fiuza

Locutora Inglês: Kaley Michelle

Aprovação/cliente:Sócios: Giovani Loss, Moacir Zilbovicius, Paula Indalécio, Renata Cubas e Roberto Quiroga

Comunicação e Marketing: Angélica Fernandes, Ive Lima, Mariana Azevedo, Priscilla de Souza, Rafael Borges, Tamy Tomita