quinta-feira, dezembro 12, 2024
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Do verão ao inverno: como estratégia de marketing

Summer Soul, marca de roupas especializada em Moda Praia feminina, vivia um desafio comum a empresas do setor: manter uma consistência de vendas para além da alta temporada. E, após um profundo planejamento de marketing digital, a marca conquistou esse objetivo. No último ano, a receita da empresa proveniente de Google Ads aumentou em mais de 280% em relação a 2022, além de outros 82% via Social Ads. O volume de usuários no e-commerce também cresceu em mais de 70%. A empresa que, além de biquínis e maiôs, possui também pijamas, lingerie e roupas de academia no portfólio, aumentou as vendas durante todo o ano.

Fernanda Xavier, Coordenadora de Mídias da agência Yooper, responsável pela estratégia, detalha os processos que levaram ao sucesso da parceria. “O objetivo era gerar aumento e equilíbrio da receita, uma vez que, por conta do foco da marca, a maior parte das conversões ocorria durante o verão. Nosso desafio estava em explorar todas as oportunidades que a alta temporada apresenta e, ao mesmo tempo, articular as ações para que os resultados continuassem em outras estações”, explica Xavier.

As Mídias foram o ponto central da estratégia, com quatro ações-chave. Primeiro, houve a utilização de campanhas PMax do Google, que impulsionam a performance com base em metas de conversão específicas. Assim, foi possível realizar uma quebra nas campanhas para separar as categorias e produtos mais vendidos dos demais, aumentando a atenção nas linhas Fitness e Moda Íntima. A mudança também permitiu um acompanhamento constante da performance, o que tornou as otimizações mais assertivas.

“A segunda ação foi apostar na produção de conteúdo e anúncios humanizados. Afinal, a marca precisava transmitir ao público a qualidade de seus produtos de modo natural, mostrando que eles se adequam a qualquer tipo de corpo e gosto”, acrescenta Fernanda.

Com os conteúdos prontos, entra a terceira ação: a distribuição descentralizada do Google. A principal escolha foi o TikTok Ads, considerando o público-alvo e posicionamento da marca. É uma decisão que corrobora com os estudos dos últimos anos, como um da Nielsen que afirma que os anúncios no TikTok podem ser até 73% mais eficientes do que em outras mídias.

Por fim, a última ação foi a segmentação nas regiões de maior presença da Summer Soul, no Sul e no Sudeste. Com toda essa movimentação, a performance digital da marca atingiu um novo patamar, alcançando os resultados que aumentaram substancialmente a receita.

“Mais do que números positivos, a estratégia provou que ações integradas podem impactar diretamente o posicionamento e o fortalecimento das marcas. No caso da Summer Soul, conseguimos transformar resultados que antes eram sazonais em um retorno always on. Alinhada a um relacionamento próximo e de confiança, os resultados não poderiam ter sido diferentes”, conclui a profissional.

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