Ampère produz primeiro podcast do Globoplay

No dia 10 de setembro chega ao GShow e a todos os streamings de áudio (Spotify, Apple Music, Deezer, entre outros) “A Divisão – Podcast”, primeiro podcast do Globoplay que celebra o lançamento da segunda temporada da série “A Divisão”. Em cinco episódios, sempre às quintas-feiras, o ator Sílvio Guindane, que dá vida ao personagem Mendonça na série, recebe para conversas figuras centrais da produção como os criadores e autores da série José Júnior, fundador do afroreggae, e José Luiz Magalhães, ex-inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que comentam sobre as histórias por trás da série na sua primeira e segunda temporada. O podcast é dirigido por M.M. Izidoro, que esse ano dirigiu o áudio documentário AmarElo Prisma, apresentado por Emicida.

A Ampére, agência de áudio criativo e responsável pela produção do podcast, é uma das principais em narrative branded podcast do país. Criada em 2018, atribui ao mercado de comunicação e entretenimento não apenas conteúdo sonoro de qualidade que reúne todas as etapas de produção – desde roteiro, à gravação, finalização e distribuição – mas busca oferecer ideias e soluções que estão à frente do formato. Este conhecimento é adquirido por meio do interesse e pesquisas em inovação, tecnologia e tendências ao redor do mundo.

Para este projeto, produzido em conjunto com a produtora Josy Ane Siqueira, a agência imprimiu uma característica própria em cada um dos episódios: “A Josy é uma parceira de longa data da Ampère, e quando ela acenou com a possibilidade de produzirmos juntos o podcast de ‘A Divisão’, nós imediatamente vimos a oportunidade de fazer algo diferente do que temos disponível no mercado, o que é justamente a nossa marca. Não é sempre que temos a chance de conversar com os criadores de uma série de sucesso e conhecer as histórias reais por trás da ficção, e nós estamos muito felizes de podermos contar essas histórias”, diz Guilherme Pinheiro, um dos sócios da agência e produtor do podcast.

A inteligência da Ampère vem da intersecção dos diferentes backgrounds dos sócios: Cris Dias, um dos primeiros blogueiros do Brasil (seu blog foi ao ar em novembro de 2000) e podcaster (começou a criar conteúdo em áudio em 2005); também foi o primeiro brasileiro a publicar no Twitter, e é ex-líder do Creative Shop Studio, no Facebook para América Latina; Alexandre Maron, jornalista, já desenvolveu diversos tipos de projetos para grupos de mídia do país, especialista em cultura pop e, junto com Cris Dias, foi um dos precursores do podcast do país, com o RadarPop; Guilherme Pinheiro, produtor de cinema, já se envolveu com todos os formatos existentes de audiovisual; e M.M Izidoro, que já fez de tudo relacionado a conteúdo e produção, de filme a peça de teatro, e foi considerado uma das pessoas mais criativas do mundo pela AdWeek.

Juntos, criaram conteúdos em áudio para marcas e empresas, como Facebook, 99 (“Papo de Motora”), HBO (“Watchmen”, “His Dark Materials” e “Outsider”),  Laboratório Fantasma (“AmarElo Prisma”), além de títulos proprietários, apresentados pelos sócios: “Boa Noite, Internet” (sobre inovação e histórias interessantes, de Cris Dias), “Zing!” (sobre cultura pop, de Alexandre Maron) e “Big Shot Pod” (para fãs de NBA, de Guilherme Pinheiro e M.M Izidoro, que trouxeram Vavo Mantovani para colaborar).

A humanização do conteúdo é, inclusive, uma das propostas da produtora. “Nós acreditamos que no centro de uma boa narrativa está uma comunidade forte. Nossas criações são feitas ao redor das pessoas e os assuntos que as fazem sentirem-se conectadas em um cotidiano cada vez mais individualista”, diz M.M Izidoro.

“A Divisão – Podcast” pretende ser uma extensão da série “A Divisão” com histórias de bastidores, estudos e curiosidades. Em cada episódio do podcast, um assunto será abordado como a história do DAS (Divisão Antissequestro do Rio de Janeiro); a história real do que aconteceu no Rio de Janeiro na década de 90; como adaptar uma história real para a ficção; como funciona uma delegacia; preparação dos atores; segurança pública e muito mais.