Acesso Digital agora é unico

A partir desta terça-feira, 1º de dezembro de 2020, a Acesso Digital é unico. A mudança de marca acompanha o novo momento da IDTech, que desde 2007 desenvolve tecnologias para simplificar as relações entre pessoas e empresas, protegendo a identidade digital de cada brasileiro.

“Em uma sociedade digitalizada, cada pessoa deve ser tratada como ela é, única. Para isso, acreditamos que cada um deve ter o controle de seus dados e, a partir de uma identidade única, ter acesso às mais variadas possibilidades, sem ter de ficar provando quem é a todo momento”, afirma Diego Martins, fundador e CEO da unico.

Os produtos da unico de reconhecimento facial para autenticar identidades, admissão à distância e assinatura eletrônica estão presentes em mais de 400 empresas. São elas os maiores bancos, varejistas, e-commerces e fintechs do Brasil, que utilizam as soluções para a gestão segura de dados de seus clientes e funcionários. Com a mudança da marca, o nome dos produtos também vai mudar, com o AcessoBio passando a ser unico|check e o AcessoRH unico|people. Não haverá nenhuma mudança nos serviços oferecidos pelas duas soluções.

Com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de transformação digital, a demanda dobrou e fez com que a atuação se expandisse para outras áreas, como a telemedicina. Foi esse crescimento expressivo da unico que chamou a atenção dos fundos internacionais General Atlantic e SoftBank Latin America Fund, que investiram R$ 580 milhões na IDTech em setembro. É o segundo aporte recebido pela startup em menos de um ano, sendo o primeiro em janeiro, da Igah Ventures, no valor de R$ 40 milhões.

“Há 13 anos somos conhecidos pelo pioneirismo. Criamos produtos inovadores que nos posicionaram como líderes de mercado, fizemos a pivotagem do negócio e seguimos na vanguarda. Em 2020, demos um grande salto recebendo os dois primeiros aportes da nossa história e conquistamos novos mercados. A escalada trouxe o desafio de mudar, mas mantendo a nossa essência”, completa Diego Martins.

Menos burocracia, mais identidade

É de um pequeno país europeu que Gabriela Onofre, VP de comunicação e marketing, destaca a inspiração da unico. “Desde a década de 1990, os cidadãos estonianos utilizam somente um ID para diversas funcionalidades, como acessar o histórico médico e votar. A Estônia é um exemplo de sociedade que eliminou a burocracia por meio de uma identidade única e são esses os valores que queremos trazer para nossa marca e para o dia a dia dos brasileiros”, conta.

A nova marca também está fortemente alinhada à cultura já existente na unico, como explica a diretora de comunicação e branding Mariana Marchi. “Sintetizamos em uma palavra o conceito por trás de nossos três pilares: tecnologia, segurança e pessoas, reforçando nossa atenção individual para cada cliente e cada pessoa, assim como a equidade na grafia toda em minúsculo. A palavra unico também traz uma identidade internacional, de fácil assimilação em outros idiomas, como o inglês e o espanhol”, finaliza.