Com mais de 3,5 milhões de unidades vendidas em apenas quatro dias, o lançamento global do Nintendo Switch 2, em 5 de junho, já entrou para a história como o maior da marca japonesa, superando inclusive o desempenho inicial do PlayStation 4 nos Estados Unidos. A chegada do console reacendeu o interesse não só dos gamers, mas também do mercado publicitário, que passou a monitorar com atenção os efeitos desse lançamento sobre consumo de mídia, comportamento digital e inserções publicitárias ligadas ao universo gamer.
Dados do estudo realizado pela Tunad, solução de engajamento de marcas e inteligência de mídia, no período entre os dias 2 e 11 de junho, apontam que o volume total de pesquisas relacionadas ao novo console e suas variações (Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, Switch e Switch 2) superou a marca de 190 mil buscas em apenas um dia, mais do que o dobro da média registrada nos dias anteriores.
O termo “Switch 2” apresentou um aumento expressivo de +253% no dia do anúncio, enquanto o termo completo “Nintendo Switch 2” praticamente dobrou de volume em comparação com o período anterior. As diferentes variações dos termos, como “Nintendo Switch” e “Switch”, também acompanharam a tendência e se comportaram de forma complementar, reforçando o impacto da notícia em diferentes perfis de público.
Mesmo com o foco nas novidades, o termo “Nintendo Switch” (relacionado ao console atual) registrou 93.733 buscas no dia 7 de junho, demonstrando que o interesse pela linha como um todo permaneceu elevado. O comportamento indica potencial para campanhas utilizando palavras-chave amplas, capazes de captar diferentes intenções de busca, desde o consumidor que procura informações sobre o novo modelo até o que ainda avalia a compra da geração anterior.
O dia 5 de junho, quando o anúncio foi feito, concentrou o maior pico de buscas: 190 mil menções somadas entre os quatro principais termos monitorados. Essa demanda concentrada é vista como ideal para ações de oportunidade e conversão em tempo real, como campanhas de mídia paga, promoções relâmpago ou reforço de presença em canais de vendas.
Após o auge das buscas no dia do lançamento, os volumes permaneceram elevados. Entre os dias 5 e 7 de junho, o levantamento apontou mais de 170 mil buscas por dia, indicando uma repercussão orgânica contínua e um público altamente engajado. A tendência reforça a importância de estratégias de remarketing e nutrição de leads, aproveitando o prolongamento do interesse para gerar novas conversões.
Com um cenário de forte demanda e grande visibilidade, o lançamento do Nintendo Switch 2 reforça o potencial de ações de marketing bem direcionadas e a importância de acompanhar o comportamento do consumidor em tempo real. O desempenho das buscas em torno do Nintendo Switch 2 evidencia não apenas o alto nível de expectativa do público, mas também o poder de impacto de um lançamento bem executado.
“O Brasil sempre foi um mercado importante para games e o crescimento de buscas com o lançamento de Switch 2, com quase 200k buscas em um dia, mostra uma enorme oportunidade de conversão que em geral é desperdiçada em campanhas always on que não acompanham as variações momentâneas de interesse do público”, Ricardo Monteiro, COO da Tunad.
O comportamento de pesquisa, com picos concentrados e sustentação de interesse ao longo dos dias seguintes, reforça a importância de estratégias ágeis e orientadas por dados. Para as marcas e anunciantes, o caso se torna um exemplo claro de como ações de mídia podem ser potencializadas quando alinhadas a momentos de alta demanda e com abordagem multicanal, aproveitando tanto o tráfego espontâneo quanto às oportunidades de conversão imediata.
*Metodologia*
O estudo foi conduzido com dados da plataforma Tunad, que utiliza uma metodologia própria para estimar o volume de buscas, baseada em dados do Google. Para esta análise, foram utilizadas as palavras-chave “switch”, “switch 2”, “nintendo switch”, “nintendo switch 2”.