segunda-feira, junho 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesNavegando pelo preconceito de idade: como trabalhar sua marca pessoal para não...

Navegando pelo preconceito de idade: como trabalhar sua marca pessoal para não ser impactado pelo etarismo

No cenário profissional atual que está em ritmo acelerado e em constante evolução, o preconceito de idade é um desafio que muitos indivíduos enfrentam. A discriminação etária, ou etarismo, pode afetar a progressão e as oportunidades de sua carreira e é uma preocupação que vem impactando vários profissionais e transcende gerações. Quer você seja um profissional experiente com décadas de experiência ou um jovem talento apenas começando, o medo de ser julgado ou esquecido devido à sua idade é muito real e vem com o avanço da idade.

Porém, existe uma solução para minimizar esse impacto: construir e manter uma marca pessoal que transcenda a idade. A sua marca pessoal é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo(a) a superar preconceitos relacionados à idade, permitindo-lhe prosperar em um mercado de trabalho competitivo. Quero, hoje, explorar as estratégias e táticas que você pode empregar para trabalhar sua marca pessoal para neutralizar os efeitos do preconceito de idade e garantir que suas habilidades e experiência sejam valorizadas, independentemente da sua idade e momento da carreira em que esteja.

Compreendendo o preconceito de idade

O preconceito de idade é o estereótipo sistemático, a discriminação e o preconceito contra as pessoas com base na sua idade. Pode afetar indivíduos de todas as idades, mas o foco geralmente está nos trabalhadores com mais idades. Compreender o que é o preconceito de idade e como ele se manifesta é crucial para abordar esta questão.

O impacto do preconceito de idade

O preconceito de idade tem consequências de longo alcance tanto para os indivíduos como para a sociedade como um todo. Da perda de oportunidades de emprego e da estagnação da carreira ao impacto negativo na saúde mental, o preconceito de idade é um problema profundamente enraizado que precisa de ser enfrentado de frente, digo isso por ter vivido tal acontecimento com meu pai um executivo da área de telecomunicações.

Para que esse impacto seja minimizado é preciso se trabalhar ou construir estrategicamente uma marca forte e avaliar como ela se encontra hoje, para isso é fundamental entender onde você está. Autoconhecimento, autoavaliação e feedback são fundamentais no processo de personal branding para avaliar sua imagem atual e determinar estrategicamente o que precisa ser melhorado.

Dentre vários pontos que abordo em minha mentoria quero destacar alguns para que reflita:

Identificando sua proposta de valor exclusiva

Você já parou para se perguntar: O que o torna único?

Identificar sua proposta única de valor é primordial para criar uma marca pessoal que se destaque e permaneça atemporal, gerando valor, construindo uma reputação e principalmente alcançando o reconhecimento de marca (awareness). Estou falando basicamente em descobrir seus pontos fortes e o que o torna memorável e desejável frente a concorrência acirrada do mercado.

Criando uma presença online atemporal

Mídias Sociais e Etarismo. Rede social não é para mim!!!! Ouço muito isso de profissionais mais experientes, mas hoje, na era digital, uma presença online é vital. As mídia social pode ser uma bênção e uma maldição quando se trata de preconceito de idade, principalmente quando não se tem estratégia do que se quer comunicar e para quem, é necessário saber aonde seu público alvo se encontra, para estar presente, tratando de temas relevantes para manter uma imagem moderna e interessante.

Elaborando um perfil eficaz no LinkedIn

Para a grande maioria dos profissionais em geral e principalmente para executivos o LinkedIn é uma ferramenta poderosa, não importando sua a idade. Mantenha seu perfil sempre otimizado apresentando suas especialidades que são valiosas para o mercado, sua trajetória profissional, experiências, competências e recomendações.

A importância do netweaving

Este é um ponto que já abordei em outros artigos no meu newsletter. Construir e nutrir uma rede profissional irá ajudá-lo a superar os obstáculos relacionados ao etarismo. Construa esse relacionamento de maneira eficaz e desenvolva conexões valiosas que podem fortalecer sua marca pessoal.

Aprendizagem ao longo da vida ou life long learning

Para combater o preconceito de idade, é essencial estar sempre atualizado(a) e expandir continuamente suas habilidades. A aprendizagem ao longo da vida não apenas mantém você relevante, mas também mostra sua adaptabilidade e compromisso com o crescimento pessoal e tendências de mercado.

Dominando suas habilidades de comunicação

Dominar a comunicação eficaz é crucial para uma marca pessoal atemporal. Aprenda, independentemente da sua idade, como expressar suas ideias, pensamentos e conhecimentos com clareza e que encante aqueles que estão lhe ouvindo. A habilidade de falar em público impactará muito a capacidade de falar com confiança, levando a apresentações muito mais convincentes que podem mudar o jogo.

Abraçando a Mudança e a Inovação

Manter-se atualizado com a tecnologia é um aspecto significativo de uma marca pessoal atemporal, diria que quase obrigatório. Você não precisa ser um expert, mas deve explorar como adotá-la e se adaptar às novas tecnologias em sua área, independentemente da sua idade.

Uma marca bem posicionada estrategicamente auxiliará na superação de estereótipos. Os estereótipos relacionados com a idade estão profundamente enraizados em nossa sociedade, é necessário aprenda como reconhecer e desafiar esses estereótipos para remodelar as percepções e mudar a narrativa em relação a sua marca pessoal.

Mas o maior preconceito está dentro de nós, na falta de conhecimento sobre nós mesmo s(autoconhecimento). O preconceito internalizado pode ser tão prejudicial quanto o preconceito externo, é preciso se apropriar de seus valores, diferenciais competitivos e doque lhe faz único frente ao mercado e acreditar em suas habilidades e valor, independentemente da sua idade.

Com isso o etarismo deixa de se tornar uma barreira e se torna de certa forma um diferencial, pois todo o conhecimento e experiencia adquiridos por anos podem se transformar, por exemplo, em mentorias, consultorias, conselhos, traduzindo seu conhecimento em curso, palestras livros e e-book. Pontos que podem ser uma ferramenta poderosa auxiliando você a crescer e expandir sua marca pessoal.

Lembre-se sua experiência é um ativo valioso. Descubra como aproveitar sua sabedoria e insights a seu favor em sua marca pessoal. Num mundo onde o preconceito de idade é um desafio persistente, a sua marca pessoal pode ser a sua arma mais poderosa. Ao compreender o impacto do preconceito de idade, ao criar uma marca pessoal forte e ao abraçar a aprendizagem e a adaptabilidade ao longo da vida, você pode superar os obstáculos relacionados à idade e prosperar em sua carreira, independentemente da sua idade.

Sua marca pessoal é um reflexo de suas habilidades, seus valores e sua história única. Com dedicação e as estratégias certas, você pode garantir que sua marca pessoal permaneça atemporal e continue brilhando no mundo profissional.

Meus contatos
www.paulomoreti.com
e-mail: contato@paulomoreti.com
Instagram:@opaulomoreti
linkedin: paulo-moreti

Artigos relacionados

Novidades