Shopping Barra e Youpper Insigths levam Kobra para Salvador

A Youpper Insights, consultoria de inteligência em projetos de comunicação, marketing e com expertise em pesquisas de mercado, idealizou o projeto e fez toda a articulação para a concretização da parceria entre o artista brasileiro, Eduardo Kobra, reconhecido internacionalmente por seus murais coloridos e com formas geométricas, e o Shopping Barra, de Salvador.

O processo que levou o muralista a estrear em terras baianas durou cerca de um ano e envolveu o desenho do projeto e uma pesquisa de mercado, ambos comandados pela Youpper, para entender, juntamente com o departamento de marketing do empreendimento, administrado pelo Grupo Enashopp, que tipo de ação teria repercussão e grande impacto positivo não apenas com os clientes, mas que fosse uma ação para engajar todos os baianos. Após estudos, concluiu-se que um painel gigante na fachada do shopping, feito por uma personalidade como Kobra, que ainda não havia deixado sua marca na Bahia, alcançaria os resultados esperados. O ineditismo também está no fato de ser o primeiro trabalho assinado pelo artista em um shopping center.

Faltava, então, escolher a imagem que iria compor este grande projeto e, estando na Bahia, e em Salvador, a decisão foi unanime: Irmã Dulce, religiosa que foi canonizada pelo Vaticano em outubro de 2019 e se tornou Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa nascida no Brasil.

“Realizar uma pesquisa de mercado foi fundamental para a assertividade desse projeto. Foi por meio dela que chegamos ao tipo de ação que deveria ser feita e ao nome do artista. Desde que começamos a obra aqui no Barra, estamos colhendo os frutos deste investimento. Posso dizer que acertamos em cheio”, Mirela Gedeon Cubilhas, diretora de marketing da Enashopp, empresa que administra o Shopping Barra.

Ainda dentro do projeto, a Youpper coordenou e elaborou toda estratégia e planejamento de comunicação – imprensa e digital.

“Para a Youpper, poder elaborar algo dessa magnitude é poder aplicar todas as nossas capacidades em um único projeto, trabalhando comunicação, marketing e pesquisa. Isso só foi possível graças ao olhar inovador e à ousadia do cliente, que embarcou nessa grande aventura junto com a gente e com o Kobra”, explica Diego Oliveira, CEO da Youpper Insights.

A obra na fachada do Shopping Barra integra o projeto “Olhares da Paz”, em que Kobra já retratou líderes mundiais reconhecidos pela defesa da igualdade e dos direitos humanos, dentre eles Nelson Mandela, Gandhi, Martin Luther King Jr. e Madre Teresa de Calcutá.

“A série ‘Olhares da Paz’ é muito especial, uma oportunidade de homenagear pessoas que realmente lutaram pelo próximo, que deixaram um legado de bondade, amor e esperança. Estrear na Bahia com uma imagem de Irmã Dulce é um privilégio. Importante também reforçar o valor daqueles que proporcionam vida e espaço para a arte”, comenta Eduardo Kobra.