Salão de Páscoa apresenta as apostas do setor para 2016

A Páscoa, data mais importante para o setor de chocolates, ainda não chegou, porém a indústria já se prepara para a data que movimenta o comércio varejista. Para driblar a crise e conquistar o consumidor, as marcas apostam em uma série de novidades que vão desde brindes com lápis de cor até ovo de Páscoa com headphone. No 27ª Salão de Páscoa, promovido pela ABICAB (Associação brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) marcas fabricantes de chocolate apresentaram 147 lançamentos de Ovos de Páscoa para 2016.

Um dos participantes do Salão de Páscoa 2016, a Nestlé aposta em atrair a atenção da criançada com ovos da linha “Princesas Disney”, “Mickey” e “Star Wars”. Para os adultos, “Moça Doce de Leite”, ovo de Páscoa de colher, além das versões Alpino e Galak em formato de coelho.

A marca Garoto traz o time dos tradicionais “Baton”, “Serenata de Amor” e “Talento de Colher” e apresenta o lançamento Talento Doce de Leite, com chocolate branco e doce de leite crocante. Outra novidade é o Talento Colorir, que vem com uma embalagem personalizável, além de com um kit de cinco lápis de cor e um mini livro para colorir.

Os destaques da Lacta para Páscoa 2016 são “Laka Oreo” e “Ovo Milka Chocolate ao Leite”, que chega pela primeira vez ao Brasil. O “Ovo Diamante Negro” foi reformulado com mais cristais de açúcar e a marca também traz o novo “Bis Xtra”, em formato cúbico, disfarçado de caixa de som, com pedaços de Bis.

O grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, espera faturar em 2016 R$ 1,350 bilhões na somatória das vendas da fábrica e das lojas. Para isso, a Kopenhagen apresenta ao consumidor ovos em parceria com outras marcas como Pandora e Le Lis Blanc, além de novos ovos da família Dessert: “Dessert Éclair”, com casca de chocolate branco e toque de chocolate amargo com recheio de creme sabor éclair de chocolate; e “Dessert Mil Folhas”, com casca de chocolate ao leite, recheada de creme sabor mil folhas e pedaços de wafer.

Chocolates Brasil Cacau traz ovos recheados sabor Floresta Negra e Petit Gateau. Para a criançada, a marca apresenta o “Ovo Meninas Superpoderosas”, acompanhado de três modelos de squeezes metálicos e “Ovo Gumball”, também com squeeze dos personagens.

A rede Cacau Show apresenta 20 lançamentos, entre eles os ovos “Dreams Petit Gateau”, com três camadas de recheio, “Bendito Cacao Origens”, com chocolates de origem. A marca espera atrair as crianças com a linha de ovos “Chocobichos”, com pescoceiras de pelúcia no formato de rinoceronte, pinguim e urso-polar. A marca traz também o “Ovo Bytes”, que vem com um fone de ouvido.

Mercado

O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha.  Em 2015, a data foi responsável por 19,7 mil toneladas de chocolate produzidas pela indústria e chocolatarias, o que correspondeu a cerca de 80 milhões de ovos de Páscoa no país. “O total ficou estável e comparado a 2014, quando foram produzidas 19,4 mil toneladas do alimento. O volume de 2016 ainda não está fechado, pois as indústrias ainda estão produzindo os Ovos de Páscoa e outros produtos de chocolate”, afirma o vice-presidente de chocolate da ABICAB, Ubiracy Fonseca.

Para 2016, as indústrias e lojas especializadas geraram cerca de 29 mil empregos temporários em todo Brasil, de acordo com o levantamento da ABICAB.